Atenção: abastecimento de água segue prejudicado em 11 bairros de Itabira

A previsão é que o abastecimento seja retomado, gradativamente, amanhã (27)

Atenção: abastecimento de água segue prejudicado em 11 bairros de Itabira
Foto: Divilgação/Saae Itabira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) tem atuado durante todo o domingo (26) para solucionar os entraves que têm impedido o funcionamento da Estação de Tratamento de Água (ETA) Gatos. No entanto, após reparo na adutora de captação, foi identificado ar na rede de abastecimento. Uma equipe operacional da autarquia trabalha para solucionar o problema.

Segundo o Saae, o problema acontece esporadicamente, durante o esvaziamento ou enchimento das redes de abastecimento em decorrência da realização de serviços de manutenção ou reparo.  Distribuída sob pressão nas redes de abastecimento, quando isso ocorre, a água fornecida pela autarquia pode ter dificuldade de chegar às residências. 

11 bairros seguem com o abastecimento de água temporariamente interrompido, sendo eles: Bela Vista, Campestre, Cidade Nova, Eldorado, loteamento Village da Lagoa, Nossa Senhora das Oliveiras, Nova Vista, Pedreira do Instituto, Penha, Santo Antônio e São Pedro. 

As manobras para evitar o desabastecimento estão sendo realizadas pelo Saae. A previsão é que o abastecimento seja retomado, gradativamente, amanhã (27). O Saae orienta a população que utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. 

Reabastecimento gradativo

Após uma paralisação, a água leva um certo tempo para chegar às casas após o anúncio de reabastecimento. É o chamado retorno gradativo, que acontece porque a água tem um caminho a percorrer e isso leva tempo. 

Ao liberar os registros, a água precisa ir preenchendo a tubulação e necessita de pressão para avançar e ir mais longe. Assim, quanto mais distante do ponto de interrupção e mais alta for a região, maior tem que ser a pressão da água para que o abastecimento volte ao normal.

Atendimento ao cliente

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.