Atenção: baixo nível de captação e alto consumo afetam abastecimento em 55 bairros de Itabira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que já iniciou os testes para a captação emergencial de água bruta no córrego Rio de Peixe

Atenção: baixo nível de captação e alto consumo afetam abastecimento em 55 bairros de Itabira
Foto: Divilgação/Saae Itabira
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O baixo nível de captação do manancial Pureza e o alto consumo de água pode provocar o desabastecimento ou oscilação de pressão na rede em parte de Itabira durante o fim de semana. Com isso, os reservatórios também apresentam baixo nível, sendo necessário realizar manobras para ajustar a distribuição e garantir que todos recebam água de forma gradativa.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou que já iniciou os testes para a captação emergencial de água bruta no córrego Rio de Peixe. No entanto, este sistema ainda não opera completamente para suprir a demanda esperada.

“Em situações como esta, a orientação é que se faça uso econômico da água, priorizando alimentação e higiene pessoal. Não desperdice!”, solicita o Saae.

Podem ter o abastecimento impactado os moradores dos bairros Água Fresca, Amazonas, Areão, Bethânia, Clóvis Alvim I, Clóvis Alvim II, Conêgo Guilhermino, Esplanada da Estação, Gabiroba, Hamilton I e II, Jardim das Oliveiras, João XXII, Juca Batista, Juca Rosa, Machado, Madre Maria de Jesus, Novo Amazonas, Panorama, Praia, Colina da Praia, Colina da Praia III, Santa Inês, São Bento, Valença, Vila Nossa Senhora do Carmo, Vila Piedade, Vila Prudêncio, Vila Salica, Vila Santa Izabel, Vila Santa Rosa, Vila São Geraldo, Centro, Major Lage de Baixo, Panorama, São Cristóvão, São Marcos, Barreiro, Distrito Industrial I e II, Posto Agropecuário, Ribeira de Baixo, Ribeira de Cima, Vista Alegre, Fazenda do Lago, Vale Verde, Jardim dos Ipês, Jardim Universitário, Jardim Flamboyant, Jardim Buritis, Jardim Belo Monte, condomínio Belleville, condomínio Morada da Brisa, Cohapi, Vale do Sol.

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir cada imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas.  Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.