Atenção, jogador! Segunda edição da COPA M2 Ferraço chega em setembro
Torneio foi criado no ano passado e levou mais de 5000 pessoas à final
Campos cheios, premiações, rivalidades. Poderíamos estar falando de um torneio da elite do futebol brasileiro, mas se trata da Copa M2 Ferraço, que, em 2022, chega à sua segunda edição. Criada no ano passado, a competição será realizada entre setembro e novembro e é aberta a Itabira e região.
No total, participam da copa 32 times, divididos em oito grupos. Na primeira fase, são realizadas apenas partidas de ida, ao contrário do mata-mata, quando há jogos de ida e volta envolvendo equipes de diversos bairros itabiranos. Entre elas a Portuguesa, do Pedreira, que em 2022 tenta defender o título conquistado sobre o JV3 no ano passado.
As inscrições ainda serão abertas. Para realizá-las, será necessário entrar em contato com os dois organizadores do torneio, Chico e Fabiano, pelos números (31) 986304256 (Fabiano) e (31) 986442377 (Chico). À exceção da final, toda a disputa é aberta ao público.
Apoio ao esporte itabirano
Sócio e diretor financeiro da Ferraço, Arthur Maciel reforça que o apoio à Copa faz parte do suporte dado pela empresa ao esporte itabirano. “Hoje, em Itabira, a Ferraço é patrocinadora master de quatro times, ajudando a fazer o uniforme e tudo. Buscamos ficar mais próximos da sociedade, dos bairros, e fortalecer a marca, incentivando o esporte. Vários dos nossos funcionários fazem parte desses times, pedem apoio, e ajudamos no que é possível”, destaca.
Ainda segundo Arthur, a edição deste ano da Copa M2 Ferraço pode trazer novidades. Entre elas, um amistoso de futebol feminino no dia da grande final.
“No ano passado, o Chico (organizador) queria fazer um amistoso de futebol feminino na final. Não foi possível, mas nesse ano queremos realizar. Levando em conta alguns temas importantes, como a violência contra a mulher, seria bastante importante e uma forma de contribuirmos”, explica.
Também sócio e diretor comercial da empresa, Ramon Dias acrescenta que a ideia tornaria o evento esportivo ainda mais inclusivo. “É uma forma de trazer todo mundo para perto, indiferente do sexo masculino ou feminino. É trazer todo mundo para o evento, com o mesmo ideal”.
Engajamento
Embora muito recente, a primeira edição da Copa, em 2021, foi marcada por um grande engajamento dos itabiranos. A decisão, disputada no campo do Grêmio, foi prestigiada por mais de 5000 torcedores, que doaram um quilo de alimento não perecível para acompanhá-la. Neste ano, segundo Arthur, o ritmo não deverá ser muito diferente.
“Observamos que nos bairros havia um movimento muito interessante, e a final também foi bem prestigiada. Acredito que neste ano será o mesmo ritmo, até pelas rivalidades que vão sendo criadas entre os times de cada região da cidade”, pontua. Tamanho sucesso trouxe à competição mais credibilidade, como opina Ramon. Ele aposta em uma procura ainda maior nesta segunda edição.
“No ano passado foi apenas a primeira edição, então a gente espera que neste ano bombe mais. Como deu tudo muito certo, em 2022 tende a chamar mais a atenção dos times também para participarem do campeonato”.
Homenagens
Idealizador do torneio, Chico Heleno enfrenta, atualmente, problemas de saúde e está internado. Reconhecendo a importância dele, Arthur e Ramon fazem questão de desejá-lo melhoras e enfatizam seu papel fundamental no meio esportivo itabirano.
“O Chico é essencial. A gente deseja que ele saia dessa o mais rápido possível, um momento de muita força e oração para ele, que está fazendo o tratamento em Belo Horizonte. O Chico trabalhou muito pelo esporte, principalmente o amador, suprindo a falta do campeonato amador de Itabira. Tanto a Copa Natália quanto a Copa M2 Ferraço vieram para suprir um campeonato que não vinha sendo realizado. E hoje as três disputas ocorrerão”, começa Arthur.
“Temos só a agradecer a ele, pelo empenho e disposição que se coloca. Para o meio esportivo de Itabira, ele é espetacular. Porque ele é o cara que movimenta, que chama o pessoal para fazer acontecer, gosta de estar no campo o mais cedo possível. Então é um cara que se doa para que tudo isso aconteça. Somos bem gratos e satisfeitos pelo Chico ter nos escolhido para fazer a Copa Ferraço”, completa Ramon.