Atletas irão representar Itabira nas disputas do Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim

A participação do Time Itabira marcará o retorno dos atletas da cidade na disputa do Brasileiro, fato que não ocorria desde a edição de 2019

Atletas irão representar Itabira nas disputas do Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim
Foto: Guilherme Guerra/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Entre os dias 30 de setembro a 5 de outubro, atletas da delegação itabirana de ginástica estarão em São Paulo para as disputas do XVIII Torneio Nacional de Ginástica de Trampolim e o Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica de Trampolim (por idades). 

Ambos os eventos esportivos são organizados pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e acontecem no Club Athletico Paulistano, com transmissão ao vivo pelo YouTube.  No total, a delegação itabirana contará com oito atletas participando das provas do trampolim, trampolim sincronizado, duplo mini e tumbling.

A participação do Time Itabira marcará o retorno dos atletas da cidade na disputa do Brasileiro, fato que não ocorria desde a edição de 2019. Entre os esportistas está Wemerson Xavier Glicério, morador do bairro Eldorado e que foi “captado” para o esporte ainda criança, através de um vizinho. O garoto que antes virava “saltos mortais” nas ruas do bairro já foi campeão Sul-Americano em 2019 e representou o país na disputa do Mundial, na Bulgária. “Estou retornando a uma competição a nível nacional e para o ano que vem estamos estudando uma nova possibilidade de retornar ao Sul-Americano, para talvez disputar o Campeonato Mundial. É uma grande chance”, comentou otimista. 

Robson Meireles dos Santos, que é atleta, treinador e chefe da delegação de Itabira, está no esporte desde 2001. A paixão pelo esporte é tanta, que fez com que o itabirano se interessasse em cursar Educação Física e atuasse como coordenador técnico no Centro Olímpico de Itabira (COI), no bairro Amazonas. Em entrevista à DeFato, ele destacou o crescimento do esporte nos últimos anos e a expectativa para as competições da próxima semana:

“Hoje eu avalio esse momento como muito bom. Se eu for pegar para comparar o início da minha trajetória até hoje, principalmente na cidade de Itabira, a ginástica evoluiu muito. Quando comecei, a gente não tinha uma estrutura física igual a de hoje, a aparelhagem não era tão avançada como hoje. Então a evolução foi muito grande, principalmente no Brasil. A expectativa [para as competições nacionais] é muito boa, e a tendência, se Deus quiser, é crescer muito mais”, disse.

“Eu estou muito animada, muito ansiosa. Meu coração está muito acelerado todos os dias”, brincou Ana Beatriz Ribeiro Nascimento, que irá para seu primeiro campeonato nacional. Ana, que tem 15 anos e treina há quatro no esporte, frisou a felicidade que tem sentido pela oportunidade: “[A ginástica] é o esporte que eu mais me adaptei e que eu mais amo. Eu me sinto muito grata porque era o meu sonho desde quando eu entrei aqui”.

Confira a lista dos convocados

No Campeonato Brasileiro, os quatro atletas representantes são:

  • Robson Meireles dos Santos, na categoria adulto, nos aparelhos tumbling e duplo mini
  • Wemerson Xavier Glicério, na categoria adulto, nos aparelhos tumbling e duplo mini
  • João Marcelo Viana Mendes, na categoria adulto, nos aparelhos tumbling e duplo mini
  • Maria Eduarda Silva Santos, tumbling

Já no XVIII Torneio Nacional, outras quatro itabiranas representarão a cidade, sendo elas:

  • Ana Beatriz Ribeiro Nascimento (categoria adulto), no aparelho duplo mini;
  • Lethicia Carvalhos Jacques de Menezes (categoria infantil), nos aparelhos trampolim, duplo mini,  tumbling;
  • Maria Clara Oliveira (categoria infantil), nos aparelhos trampolim, trampolim sincronizado, duplo mini e tumbling;
  • Clara Leal Sana (categoria pré-infantil), nos aparelhos trampolim, trampolim sincronizado, duplo mini e tumbling.
Foto: Guilherme Guerra/DeFato

Galeria de Fotos