Atração em Itabira: Circuito Mano Down cria espaço de esporte, cultura e inclusão neste sábado (12)

A iniciativa destaca a importância da inclusão social por meio de práticas que unem diferentes realidades em um mesmo espaço

Atração em Itabira: Circuito Mano Down cria espaço de esporte, cultura e inclusão neste sábado (12)
Foto: Reprodução
O conteúdo continua após o anúncio


Neste sábado (12), a praça do Areão se transforma em um palco de inclusão e superação com a terceira edição do Circuito Esportivo Mano Down. O evento vai das 9h até às 13h, valoriza a diversidade e tem por objetivo fortalecer a convivência entre pessoas com e sem deficiência, usando o esporte como ferramenta de socialização, respeito e quebra de barreiras.

Com atividades adaptadas e acessíveis, a proposta vai além da competição. Ela é um convite para se compartilhar vivências, celebrar potencialidades e reforçar o esporte como um direito de todos. A iniciativa, organizada pelo Instituto Mano Down, destaca a importância da inclusão social por meio de práticas que unem diferentes realidades em um mesmo espaço. O circuito tem o propósito de percorrer cidades mineiras, levando a causa da inclusão e promovendo a convivência com a diversidade por meio dos esportes.

Leonardo Gontijo, diretor presidente do Instituto Mano Down, destaca a importância da realização do evento em Itabira. “A nossa ideia para o Circuito Esportivo é passar por algumas cidades de Minas, para levar música, esporte novas possibilidade. Levar conhecimento, levar esperança, para a gente somar com as cidades e mostrar que um mais um pode ser mais que dois. Que podemos, sim, sim trocar a palavra exclusão por oportunidade e mostrar que ser diferente é normal! Então, nós convidamos a todos para confraternizarmos e mostrarmos que a gente não é invisível, né? Que temos potencialidades, que precisamos ser vistos e que pode ser através do esporte, da arte. Isso se torna ainda mais importante! A Caravana da Inclusão está chegando em Itabira”, reafirma o presidente do instituto.

A programação vai além das competições esportivas. Em cada etapa do evento, os participantes terão a oportunidade de vivenciar experiências com oficinas, shows, apresentações culturais, e muito mais.

Veja a programação para Itabira:

– Banda Comarca 5.2;
– Músicos Dudu do Cavaco e Laura;
– Aulão de Zumba e Funcional;
– Apresentação Cultural do Coral Jovem da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade;
– Apresentação Hip Hop FCCDA;
– Show Banda Maoe;
– Brinquedos infláveis, tobogã, cama elástica, piscina de bolinha, pipoca e algodão doce;
– Espaço Cidadania;
– Espaço Vida & Saúde – Massagistas Itabira;
– Tenda Saúde;
– Espaço Kids;
– Espaço Pedagógico, com Trilha sensorial, história musicalizada, cantinho da leitura;
– Espaço Educação Ambiental: Feira de adoção de cães e gatos, Meio ambiente, conservação da fauna e da flora, adoção responsável bem-estar animal;
– Praça de alimentação – com o projeto de economia solidária.

Conheça mais sobre o instituto

A primeira edição do circuito esteve em quatro cidades mineiras: Nova Lima, Sabará, Santa Bárbara e Mariana; e realizou cinco eventos para mais de 4 mil pessoas. Já a segunda edição foi realizada, em 2024, e passou por Contagem, Betim, Belo Horizonte e Ribeirão das Neves – Cidade dos Meninos. Além de Itabira, o Circuito III passará por Governador Valadares e Congonhas.

O Circuito III é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com o apoio das empresas VALE e DASA, e o apoio institucional da Prefeitura de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.