Atriz Françoise Forton morre aos 64 anos

A atriz participou de tramas marcantes na TV, como “Estúpido Cupido”. “Tieta”, “Meu Bem, Meu Mal”, “Explode Coração”, “Por Amor”, “O Clone”, entre outras

Atriz Françoise Forton morre aos 64 anos
Foto: Divulgação

A atriz Françoise Forton morreu neste domingo (16), aos 64 anos, no Rio de Janeiro, onde vinha tratando um câncer nos últimos tempos. Presente na TV desde a década de 1960, teve como principal destaque a novela “Estúpido Cupido”, em 1976, e como trabalhos mais recentes as novelas “Amor sem Igual”, da Record, em 2019, e “Tempo de Amar”, da Globo, em 2017.

Também participou de outras tramas marcantes ao longo das décadas, como “O Semideus”, “Bebê a Bordo”, “Tieta”, “Meu Bem, Meu Mal”, “Explode Coração”, “Por Amor”, “O Clone”, “Amor à Vida” e “I Love Paraisópolis”.

Há alguns anos, Françoise foi tema da exposição “Forton – A Incansável Guerreira da Arte”, que trouxe imagens guardadas pelo colecionador Marcelo Del Cima, recuperando momentos marcantes de suas 45 peças, 32 novelas, participações em minisséries e seriados, além de nove longas.

“Eu calculava que fossem 45 anos, mas o pesquisador Daniel Marano descobriu recortes de jornal que falam da minha estreia profissional em 1966, aos 10 anos, ao lado de Glauce Rocha e Jorge Dória, na peça ‘Pais Abstratos'”, contou a atriz ao jornal O Estado de São Paulo em 2016.

Em “Estúpido Cupido”, ambientada no começo dos anos 1960, interpretou a protagonista Maria Tereza, que buscava se tornar Miss Brasil e tinha como namorado o ciumento João (Ricardo Blat). Com exceção dos dois capítulos finais, exibidos em cor, “Estúpido Cupido” foi a última novela da Globo gravada em preto em branco.

Além da novela, de 1976, estrelou também o musical “Estúpido Cupido”, no Teatro Gazeta, no primeiro semestre de 2016. Françoise relatava que, quando ia a festas e o DJ notava sua presença, logo tocava a música “Estúpido Cupido”, de Celly Campello. “Eu vejo como homenagem e até arrisco uns passinhos”, contou ao jornal O Estado de São Paulo.

Segundo informações da colunista Fábia Oliveira, do portal IG, Françoise estava internada havia cerca de quatro meses na clínica São Vicente, na Gávea, no Rio de Janeiro. A atriz era casada com o produtor Eduardo Barata desde 2014, e deixa um filho, Guilherme, além de duas enteadas, Maria Eduarda e Maria Antônia, filhas de Eduardo.

Artistas lamentam a morte de Françoise Forton

Diversos artistas usaram as redes sociais para publicar homenagens à atriz Françoise Forton. A colega Beth Goulart publicou um longo texto em seu Instagram lamentando a perda. “Descansou de uma luta interminável contra um câncer, ela foi uma guerreira. Deixou para nós sua história de vida de amor à arte, de representar nos palcos e na televisão Fez parte da história de todos nós que acompanhamos seus trabalhos inesquecíveis, com seu talento, seu sorriso largo e coração grande”, escreveu.

“Françu, como era chamada por nós, seus amigos, vai deixar muita saudade. Era mais uma irmã que a arte me deu e que a amizade alimentou. Meus sentimentos mais profundos e sinceros a Eduardo Barata, seu companheiro, e Guilherme Viotti, seu filho. Ficamos mais pobres e tristes sem você, Françu”, concluiu a atriz.

O autor Walcyr Carrasco postou: “Uma atriz maravilhosa, que emanava energia por onde passava. Meus sentimentos aos familiares e amigos”.

“Mais uma estrela brilha no céu. Esteja na paz e na luz de Deus querida Françoise”, lamentou Letícia Spiller.

O ator Ivam Cabral destacou que Françoise era uma “grande atriz e grande ser humano”.

O humorista Marcelo Médici revelou estar “muito triste com sua partida”.

A jornalista Sandra Coutinho resgatou uma imagem antiga da atriz: “Era menina quando vi Françoise Forton pela primeira vez na televisão. Fiquei encantada com o carisma, o sorriso e o nome sofisticado. Vá em paz”.

Doença

Em 1989, Françoise foi diagnosticada com um câncer no colo do útero, superando a doença tempos depois. À época, gravava a novela “Tieta”. “Fiz todo o tratamento de radioterapia enquanto fazia a novela, acabei me dividindo entre o consultório médico e o estúdio de televisão. Ao mesmo tempo, estava nos palcos com a peça ‘Na Sauna’, direção de Bibi Ferreira. Acho que o meu ofício, a televisão e o teatro, me ajudou a passar por esse momento, porque me move profundamente. Me deu muita força. Não tive nem ao menos tempo de ir ao psicólogo, a arte era meu médico”, relatou a atriz ao site Heloisa Tolipan, em outubro de 2017.

Segundo a colunista Fábia Oliveira, do portal IG, Françoise estava internada havia cerca de quatro meses na clínica São Vicente, na Gávea.

Confira a íntegra do comunicado divulgado pelo hospital:

“A Clínica São Vicente lamenta a morte da paciente Françoise Forton neste domingo e se solidariza com a família e amigos por essa irreparável perda. O hospital também informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

* Com Estadão Conteúdo.