Audiência pública discutirá a qualidade e o desabastecimento de água em Itabira
O encontro está marcado para o próximo dia 20 de março, às 19h, no plenário da Câmara Municipal
Os vereadores da Câmara Municipal de Itabira aprovaram ontem (12), a realização de uma audiência pública sobre a qualidade da água no município. O encontro já está marcado para o próximo dia 20 de março, às 19h, no plenário do Legislativo, reunindo a sociedade civil, vereadores, representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), da Prefeitura de Itabira e outras autoridades municipais.
Através da reunião, os (as) participantes poderão se manifestar, fazer perguntas e apresentar os problemas vividos com a má qualidade e desabastecimento de água, que foram relatados ao longo dos últimos meses. O pedido de agendamento da audiência pública foi solicitado pela comissão parlamentar de inquérito (CPI) que está investigando os problemas na distribuição da água em Itabira e o derramamento de 400 litros de óleo na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza.
Segundo a vereadora e presidente da CPI da Água, Rosilene Félix (PSD), o encontro ocorrerá em um momento muito oportuno – durante a Semana Nacional do Uso Consciente da Água, além da aproximação da fase final dos trabalhos da Comissão e após algumas diligências na Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento Básico de Minas Gerais (Arisb/MG), na Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e no Ministério da Saúde.
“Podermos realizar essa audiência pública é uma oportunidade de ouvir a população, que é afetada diretamente com a qualidade e quantidade de água ofertada no nosso município. Abrir a palavra para o público, junto com autoridades e pessoas da sociedade que tem uma representatividade, é muito importante”, finalizou Rose Félix.
O convite à audiência também será estendido para membros das secretarias municipais de Saúde e Meio Ambiente, representantes da Vale, da Interassociação dos Bairros de Itabira, além do Procon, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção de Itabira e a Polícia Ambiental.