Audiência pública sobre as barragens em Itabira terá participação sujeita a inscrição prévia

Decisão partiu da Câmara de Vereadores, responsável pela realização do evento

Audiência pública sobre as barragens em Itabira terá participação sujeita a inscrição prévia
O Sistema Pontal está em processo de descaracterização, o que pode implicar em remoção de famílias – Foto: Esdras Vinicius
O conteúdo continua após o anúncio


Acontece na próxima segunda-feira (9), em Itabira, a primeira audiência pública para tratar sobre a segurança das barragens de rejeito de minério de ferro no município. A participação popular, segundo determinou o presidente da Câmara de Vereadores, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), será mediante inscrição prévia. Os interessados em participar do encontro devem comparecer à Câmara para fazer a inscrição a partir de amanhã (3), até sexta-feira (6), de 12 às 18h.

A audiência acontecerá no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). No entanto, no dia do evento, a população só poderá se manifestar por escrito. A expectativa quanto à participação do público é grande, devido a importância do tema para a segurança da população, principalmente para os que residem nas áreas de autossalvamento (ZAS).

De acordo com Heraldo Rodrigues, além da Vale e de autoridades competentes, membros da Aecom do Brasil também foram convidados a participarem do encontro. A empresa contratada é responsável por verificar as reais condições de segurança e estabilidade das barragens, além de acompanhar a implantação de eventuais medidas adicionais de reparo e reforço.