Autoridades alinham estratégias para teste de sirenes da Vale
A partir deste mês, Itabira terá testes sonoros mensais para verificar funcionamento das sirenes das barragens
Representantes da Vale, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram ontem (2) para alinhar a atuação de cada ente no teste de sirenes da mineradora que ocorrerá nesta quinta-feira (4), às 10 horas.
A Compdec informou que acompanhará o teste na sala de comando do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), na Mata do Intelecto. Será mantido plantão para atender solicitações e esclarecer dúvidas durante a atividade. Os telefones disponibilizados para informações são 0800 039 6010 (Vale) e 3839-2147 (Compdec).
A SMS prepara equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), hospitais e unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), caso seja necessário algum atendimento médico. As corporações militares darão suporte.
“É uma situação que a Agência Nacional de Mineração (ANM) prevê nos protocolos de funcionamento das barragens, exigindo que o empreendedor faça teste audível do toque da sirene uma vez por mês”, explicou a responsável pela Compdec, Nilma Maria Macieira de Castro.
Em tempo
A partir deste mês, começam os testes mensais das sirenes das barragens em Itabira. O procedimento organizado pela mineradora Vale ocorrerá todo dia 4, às 10h, para verificação do funcionamento dos equipamentos. Ao ouvir a sirene, a população não precisa alterar a rotina de atividades, nem se deslocar para os pontos de encontro espalhados pelo município.
Nesta quinta-feira, será utilizado o som real da sirene, mas antes será emitida uma mensagem de aviso reforçando que se trata de um teste. Nos próximos meses, será tocada música instrumental.