Autorizado o início das obras de infraestrutura da BR-135, no Norte de Minas Gerais
Trecho de 57,41 quilômetros terá investimento aproximado de R$ 260,2 milhões; recurso está contemplado no Novo PAC
No dia 12 de março foi assinada a ordem de serviços para as obras de implantação, pavimentação e restauração de 57,41 quilômetros da BR-135, entre Manga e Itacarambi, em Minas Gerais. Ao todo, serão investidos pelo governo federal, por meio do Novo PAC, aproximadamente R$ 260,2 milhões. As empresas contratadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já estão se mobilizando para o início dos trabalhos.
A ordem de serviço foi assinada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e pelo diretor-geral do DNIT, Fabricio de Oliveira Galvão. Desta forma, iniciam os serviços de pavimentação e ampliação da capacidade entre o km 82 e o km 139, 41. O contrato ainda prevê a construção de uma ponte sobre o rio Itacarambi.
Quando concluídas, as obras na BR-135 vão tornar toda a extensão da rodovia em Minas Gerais pavimentada e em boas condições de tráfego. As melhorias vão impactar positivamente na economia, reduzindo os custos do transporte e viabilizando o escoamento da produção agropecuária, especialmente de gado e algodão e o desenvolvimento econômico da área de influência do trecho.
A rodovia
A BR-135 tem cerca de 2,5 mil quilômetros de extensão fazendo a conexão das regiões Nordeste e Sudeste. No seu traçado, a rodovia corta mais de 60 municípios entre São Luís, no Maranhão, até chegar à capital mineira de Belo Horizonte.
A rodovia é um importante eixo de escoamento da produção da região Norte de Minas Gerais, sendo o único acesso a Belo Horizonte, de onde a carga pode seguir para o restante do Sudeste e para o Sul do País.
Vale destacar a relevância estratégica para o estado do Maranhão e para todo o Brasil, por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui.