Avançam os projetos de duplicação de rodovias entre Brumadinho e Betim; saiba mais

Serão beneficiados diretamente os municípios de Betim, Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, que somam mais de 500 mil habitantes

Avançam os projetos de duplicação de rodovias entre Brumadinho e Betim; saiba mais
Foto: Seplag-MG/Reprodução

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Ministério Público Federal (MPF) e Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) anunciam avanços significativos na duplicação da estrada que conecta Brumadinho à BR-381. Financiada com recursos do Acordo de Reparação ao rompimento das barragens da Vale, a obra faz parte do conjunto de iniciativas do Distrito Industrial de Brumadinho, visando transformar a mobilidade e a economia da região atingida.

Desde o seu anúncio, em agosto de 2024, o projeto avançou em várias frentes, incluindo a definição do traçado das obras e o planejamento para execução em etapas.

As obras de recuperação e duplicação da estrada vão contar com valor inicial estimado em R$ 320 milhões para a realização do projeto e execução. Com isso, serão beneficiados diretamente os municípios de Betim, Brumadinho, Mário Campos e Sarzedo, que somam mais de 500 mil habitantes.

“Estas obras são muito importantes para o processo de reparação porque vão melhorar o deslocamento entre os municípios da região atingida, favorecendo a população e a economia local. Trabalhamos em conjunto com as instituições de Justiça e com os municípios para ver este acordo saindo do papel de forma eficiente e responsável”, avalia a secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto.

Etapas do projeto

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), órgão responsável pela condução das obras, o Estado fará a duplicação da rodovia que dá acesso a Brumadinho em duas etapas.

“A primeira será a publicação do edital de licitação do projeto de duplicação da MG-040, que liga Brumadinho a Mário Campos, incluindo o Contorno de Mário Campos, até o acesso ao futuro aeroporto de Betim. A previsão é de que este edital seja publicado ainda neste mês de janeiro. Além disso, também iremos publicar, possivelmente no fim de março, o edital de licitação das obras de duplicação da AMG-0155, que liga a BR-381 até o município de Mário Campos”, explica o diretor-geral do DER-MG, Rodrigo Tavares.

Reparação e memória das vítimas

A presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Atendidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão (Avabrum), Nayara Porto, destaca a relevância do projeto como parte do processo de reparação pelo rompimento das barragens em Brumadinho, que deixou 272 vítimas. “Essa é uma obra que vai salvar vidas, sendo mais uma forma de ressignificar a memória e a honra dos nossos familiares, por meio de estradas mais seguras”, afirma.

Distrito Industrial

Outro marco da reparação é o Distrito Industrial, que será implantado ao norte de Brumadinho, a 3,5 quilômetros do centro, com acesso pelas rodovias MG-040 e AMG-0185. A urbanização da área de 1 milhão de metros quadrados incluirá lotes industriais, sistema viário, áreas institucionais e de preservação permanente.

O investimento de R$ 190 milhões, também financiado pelo Acordo de Reparação, busca atrair empresas, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento econômico local.

* Com Agência Minas.