Baixíssima adesão: apenas três moradores comparecem em reunião da Vale sobre barragens
O encontro era voltado para a população das localidades de Gatos, Padres, Gaspar, São Pedro, Rocinha e Quintas da Rocinha
A Vale realizou na terça-feira (28), em parceria com as Defesas Civis de Itabira e Santa Maria de Itabira, uma roda de conversa informativa sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). No entanto, o encontro voltado à resolução de dúvidas sobre as barragens em Itabira, chamou a atenção por outro motivo: mesmo com transporte oferecido de forma gratuita, somente três moradores compareceram à reunião, realizada no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Torres Horta, no bairro Pedreira.
O encontro era voltado para a população das localidades de Gatos, Padres, Gaspar, São Pedro, Rocinha e Quintas da Rocinha. Segundo a Vale, a iniciativa é uma das ações realizadas para fortalecer a escuta ativa, contribuir com a construção de uma cultura de prevenção e abrir um espaço para tirar dúvidas da comunidade sobre as barragens da empresa em Itabira, além das demais ações que compõem o PAEBM, como: sirenes, mancha de inundação, sinalização de emergência e planos de contingência.
A Vale não comentou sobre a baixa adesão dos moradores, mas através de nota oficial enviada à DeFato, reiterou que a atividade não era obrigatória. A Vale também reforçou que os canais de comunicação da empresa estão abertos para que as comunidades possam dar sugestões e tirar dúvidas sobre a segurança das barragens.
‘‘A medida preventiva integra a contínua e profunda transformação promovida pela Vale na gestão de suas estruturas, com foco prioritário na segurança das pessoas, a redução de riscos e o cuidado com o meio ambiente, além da adoção de medidas que fomentam a distribuição de informações oficiais por meio de diálogo aberto e transparente’’.
Novo encontro
A Reunião Pública e Seminário Orientativo, está marcada para o dia 4 de abril, às 19h, no CMEI – Escola Maria Torres Horta (Rua da Vargem, s/n, MG-120, Itabira), para apresentação dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) referentes às barragens de Alcindo Vieira, Borrachudo, Borrachudo II, Cemig I, Cemig II, Dique Quinzingo Quinzinho, Jirau, Piabas e Santana, localizadas nas Minas Cauê e Meio.
Novamente, a Vale oferecerá transporte para as comunidades potencialmente impactadas. Além do encontro presencial, as pessoas poderão acompanhar a reunião ao vivo pelo site www.vale.com/paebm ou na Capela São Sebastião (Comunidade Córrego da Lage, em Santa Maria de Itabira) e no Bar da Dona Aparecida (Comunidade do Borrachudo em Itabira).