Banco de Alimentos de Itabira recebe mais de três toneladas em doações

Atualmente, cerca de 16 mil pessoas são beneficiadas

Banco de Alimentos de Itabira recebe mais de três toneladas em doações
Foto: Acom PMI
O conteúdo continua após o anúncio


Neste mês de janeiro, o Banco de Alimentos de Itabira recebeu do Banco de Alimentos do Serviço Social do Comércio (Sesc), pelo programa Mesa Brasil, a doação de maçã, cenoura, batatas-doces roxa e branca, abóbora, banana e limão, totalizando 3.730 quilos. Foram captados ainda 1.704 kits de maionese, ketchup e mostarda. Já na próxima semana, receberá polpas de suco.

As doações, segundo William Sampaio Gazire, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, chegam ao banco porque Itabira faz parte da Rede Leste de Banco de Alimentos (Relba) de Minas Gerais, que permite que um alimento excedente em uma cidade seja levado para outro banco de alimentos.

“A Relba capta as doações em todo o estado e tenta suprir as necessidades de todos os integrantes. Os produtos que recebemos atenderam à nossa demanda no momento”, explicou o secretário.

Esses alimentos foram redirecionados para as entidades cadastradas na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA) que, beneficiam, atualmente, cerca de 16 mil pessoas.

“Cada entidade recebe uma quantidade proporcional ao número de pessoas assistidas. As remessas extras, como são as doações, além de melhorar a alimentação do grupo, evita o desperdício. Como sempre digo: o que perde de alimento no mundo, mata a fome de quem precisa”, analisou William Gazire.