Banhistas desrespeitam decretos e visitam cachoeira em Conceição

Mesmo com determinações por parte do Poder Público para que as visitas não aconteçam, ainda é possível verificar presença de banhistas nas atrações naturais de Conceição do Mato Dentro

Banhistas desrespeitam decretos e visitam cachoeira em Conceição

Há mais de 20 dias, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro decidiu fechar os balneários e as unidades de Conservação, locais onde estão as principais cachoeiras do município. Tal medida, conforme o decreto estadual n°113/2020 e o decreto municipal n°032/2020, visa conter a disseminação do novo coronavírus na cidade.

 

Entretanto, mesmo prevendo uma multa de no mínimo R$ 556,74 àqueles que desrespeitarem a regra, banhistas foram flagrados na última quinta-feira (28) na Cachoeira de Três Barras. As fitas de sinalização, nas cores preta e amarela, não inibiram os banhistas e muito menos os impediram de entrar na cachoeira.

Fiscalização

De acordo com o tenente Raul Ferreira, da Polícia Militar de Conceição do Mato Dentro, a cidade tem muitas áreas de reservas naturais e parques fechados, mas, infelizmente, essas áreas continuam recebendo muitas visitações, principalmente de turistas que entram nos parques até de forma ilegal.

Segundo o tenente, tanto as barreiras sanitárias do município quanto as entradas das áreas de parques estão sendo fiscalizadas por agentes contratados pela Prefeitura. As equipes, segundo ele, são treinados e capacitados para orientar e advertir quem estiver descumprindo o decreto.

“Os agente municipais, coordenados pela Defesa Civil, constatam ali se a pessoa está infringindo o decreto e a abordagem é feita, com orientação e advertência. Caso a pessoa insista em  desobedecer, a polícia é acionada. Em todos os casos até hoje, quando a PM foi acionada, ao chegar no local, a situação foi resolvida e as pessoas foram embora. Algumas situações que não envolvem turistas, que aconteceram dentro da cidade, houve um excesso e providências foram tomadas, dentro da legislação fazendo com que a pessoa entenda e realinhe a conduta”, afirma o tenente.

O tenente ressalta que desde o início da pandemia a Prefeitura adotou uma política de combate educativa e não repressiva, apostando em uma abordagem de advertência. “Providências mais rígidas são tomadas em último caso, quando a situação é mais grave, tendo um reincidente, por exemplo. Quando isso acontece, a pessoa é convidada a vir aqui na polícia e fazer um Termo Circunstanciado de Ocorrência, em seguida ela é liberada”, esclarece o tenente.

Próximo ao Poço Proibido, no Parque Natural Municipal Salão de Pedras, agentes de fiscalização estavam bloqueando a entrada para a área. Segundo eles, muitos turistas passam por lá e são orientados a irem embora.

Muitos turistas passam por lá e são orientados a irem embora.