Barão de Cocais antecipa 13º e injeta R$ 1,2 milhão na economia local
O município programou o pagamento do benefício para esta terça-feira, um dia depois de reabrir serviços e atividades comerciais
A Prefeitura de Barão de Cocais antecipou para esta terça-feira (20) o pagamento da primeira parcela do 13º salário. O funcionalismo municipal recebe o benefício já corrigido com os 5,45% de reajuste salarial aprovado em março pela Câmara de Vereadores.
O município informou que o retroativo do reajuste, referente aos meses de janeiro a março de 2021, será incluído na folha de salários do mês que vem.
A Prefeitura tem cerca de 1 mil servidores. De acordo com a Assessoria de Comunicação do governo cocaiense, a transferência desta terça-feira injeta R$ 1,2 milhão na economia da cidade.
Na segunda-feira (19), a Prefeitura anunciou a reabertura de clínicas de estética, salões, bares e restaurantes, comércio varejista, academias e outros serviços fechados pela onda roxa do plano Minas Consciente. O governo considerou a melhora da situação epidemiológica do município, com a redução de 50% na média móvel de novos casos (comparada a 6 de março) e a taxa de 36% de ocupação de leitos para Covid-19 no Hospital Municipal.
A antecipação do 13º e a aplicação do reajuste salarial, cita o prefeito Décio dos Santos (PSB), se deu, portanto, pela necessidade de injetar recursos na economia local, atingida pelo combate à pandemia. “A decisão foi tomada levando-se em consideração o cenário econômico da cidade e a responsabilidade com os gastos públicos por parte da Prefeitura, o que tornou possível a antecipação do 13º”.