Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação

Com inscrições abertas, iniciativa visa preparação para o mercado de trabalho

Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação
Foto: Pixabay

O Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT) está com as inscrições abertas para  cursos gratuitos de iniciação profissional, aperfeiçoamento, qualificação e técnico em Barão de Cocais. 

As oportunidades são ofertadas pelo SENAI e IEL, a partir de uma parceria  com a Vale a prefeitura municipal, voltadas para jovens e adultos que residem no município. Os  interessados podem se inscrever no site www.senaimg.com.br/baraodecocais ou presencialmente na  unidade do SENAI na cidade (Rua Doutor Antônio Soeiro, 108), até o dia 29 deste mês para as  atividades que começam em junho. 

As aulas começam no primeiro e segundo semestre deste ano, contemplando 28 cursos em nove áreas  distintas, com 615 vagas. Os segmentos são: aperfeiçoamento em desenvolvimento de jogos e  aplicativos; aperfeiçoamento em excelência no atendimento, aperfeiçoamento em ferramentas de  qualidade, aperfeiçoamento em ferramentas para a produtividade, aperfeiçoamento em técnicas de  negociação, qualificação em manutenção mecânica industrial, técnico em administração, técnico em  Informática para internet e técnico em meio ambiente. 

O Programa integra o Plano de Compensação e Desenvolvimento da Vale para Barão de Cocais e  responde a uma demanda da própria comunidade por cursos profissionalizantes. As temáticas foram  definidas a partir de um levantamento realizado junto a empresas, projetos e instituições do município,  que identificou vocações locais e demandas do mercado de trabalho da região.

Aperfeiçoamento: Barão de Cocais terá cursos gratuitos de capacitação
Foto: Divulgação

A partir do próximo  semestre, as formações serão desenhadas com base em um estudo de diversificação econômica que  está em andamento e que também integra o Plano de Compensação. 

Conforme previsto em edital, 30% das vagas são asseguradas aos moradores das comunidades Piteira,  Socorro, Tabuleiro, Vila do Gongo. Outros critérios de classificação levam em conta renda familiar per  capita e se o interessado estuda ou estudou em escola pública e bolsa em instituição particular, além da  idade. 

Clique aqui e conheça mais os cursos 

Saiba todas a informações no edital.

*Com informações da FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais