Dez bares são fechados em Itabira por descumprirem decreto de prevenção à Covid-19
Estabelecimentos foram fechados “por incitação à aglomeração de público”, segundo a Prefeitura
Dez bares foram fechados pela Prefeitura de Itabira por descumprirem o decreto municipal que regulamenta o funcionamento de atividades com potencial de aglomeração de pessoas para enfrentamento da Covid-19. De acordo com o Executivo, 1.307 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados e, pelo descumprimento do decreto nº 3.248/2020, 10 bares foram interditados nos bairros Juca Rosa, Praia, Água Fresca, Areão, Candidópolis, Conceição e Eldorado.
Além disso, também foram obrigadas a interromper suas atividades, “por incitação à aglomeração de público”, as Lojas Americanas e a Cacau Show. Essas, no entanto, não tiveram os respectivos alvarás cassados e já voltaram a funcionar.
As fiscalizações aconteceram no período de 17 de março, quando foi confirmado o primeiro caso de coronavírus em Itabira, até essa segunda-feira (18). Nessas visitas, além da proibição do funcionamento, os fiscais executaram também as ações de orientar, notificar e até a de multar os locais que contrariavam as determinações municipais.
Foram orientados sobre a legislação vigente 1.154 estabelecimentos de comércio em geral. Cento e trinta e sete receberam notificações preliminares quanto ao descumprimento do decreto e quatro foram autuados.
“Estamos trabalhando de segunda a segunda, com plantões noturnos em dias aleatórios, para conter a disseminação da Covid-19 em Itabira”, garantiu Robson Costa de Souza, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano.
Em tempo
Por meio do Decreto nº 3.248/20 a Prefeitura adotou medidas sanitárias e de controle do público para flexibilização do comércio itabirano. Entre as regras estão o controle e a organização de filas, inclusive externas, com distância mínima entre as pessoas, limitação de público interno, proibição de promoções e liquidações, além do uso de máscaras.