Belo Horizonte define Igreja da Boa Viagem como marco zero da cidade

A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira

Belo Horizonte define Igreja da Boa Viagem como marco zero da cidade
Nossa Senhora da Boa Viagem será homenageada em Belo Horizonte no feriado do dia 15. Foto: Portal Belo Horizonte

Na manhã de ontem (24), foi sancionada uma lei que estabelece a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem como o Marco Zero de Belo Horizonte. A legislação foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal da cidade em 2º turno.

O Marco Zero é definido como o local que marca a origem ou o ponto de início de uma cidade. A justificativa do projeto de lei PL 710/2023 menciona que, na metade do século XVIII, foi construída uma capela de pau a pique para abrigar a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

“O local onde se encontra edificada a Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem representa um museu vivo da história da cidade”, disse um trecho da justificativa.

O prefeito Fuad Noman (PSD) sancionou o texto, que entrou em vigor a partir de quarta-feira (24).

A igreja

A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul da capital mineira. Embora a Praça da Estação seja considerada um marco geográfico devido à chegada dos materiais para a construção da cidade, a cidade não possuía um Marco Zero oficial até a promulgação desta lei.

Com o tempo, o templo passou por reformas e demolições, e ao seu redor se formou o antigo Arraial do Curral del-Rei, que posteriormente deu origem a Belo Horizonte.