Belo Horizonte é a 3ª capital com menos desigualdades no país
Os indicadores são agrupados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou, nessa terça-feira (26), o Mapa da Desigualdade entre as Capitais, que mostrou que Belo Horizonte é a terceira capital menos desigual no Brasil. O relatório considerou indicadores como educação, renda, pobreza, trabalho, ações climáticas, entre outros. Levando em conta esses tópicos, BH consegue oferecer resultados acima da média de outras 22.
O primeiro lugar do relatório do Instituto Cidades Sustentáveis é ocupado por Curitiba (PR), seguido por Florianópolis (SC). A publicação reúne 40 indicadores de diferentes bases e levantamentos, como o Censo, as diferentes Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua e o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis). Os indicadores são agrupados de acordo com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas). Os dados usados também são de diferentes anos, de acordo com a atualização mais recente (entre eles, durante a elaboração do estudo).
Se Belo Horizonte aparece entre os destaques positivos, Porto Velho (RO) aparece em outra ponta, apresentando os piores indicadores, sendo 23 deles abaixo da média de seus pares. Já as três capitais mais populosas do país – São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza – estão posicionadas, respectivamente, no quinto, 11º e 20º lugar. Brasília (DF) não é considerada pela pesquisa.
*Com informações do Estado de Minas