Belo Horizonte: forças de segurança intensificam medidas para final da Copa do Brasil e o Enem

Entre as medidas, destaca-se a criação do Grupo de Intervenção Estratégica, uma força-tarefa dedicada ao combate a torcedores violentos e ações de torcidas organizadas

Belo Horizonte: forças de segurança intensificam medidas para final da Copa do Brasil e o Enem
Foto: Divulgação/MPMG

As forças de segurança de Belo Horizonte anunciaram na última sexta-feira (8), em coletiva de imprensa na sede do Comando da Polícia Militar, uma série de medidas para garantir a ordem durante a final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo, bem como para o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ambos programados para este domingo (10). Participaram da coletiva representantes do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Polícia Civil (PCMG), Polícia Militar (PMMG) e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Entre as medidas, destaca-se a criação do Grupo de Intervenção Estratégica (GIE Torcidas), uma força-tarefa dedicada ao combate a torcedores violentos e ações de torcidas organizadas. De acordo com a promotora de Justiça Paula Ayres, coordenadora do Gaeco, o grupo foi criado com o objetivo de promover a paz e a segurança em eventos de grande porte, como a partida entre Atlético e Flamengo. “A ideia do GIE surge da necessidade de integrar os órgãos de segurança para atuarmos de forma preventiva e repressiva, evitando crimes no contexto de eventos de futebol em Minas Gerais”, afirmou.

Monitoramento e Tecnologia no Combate à Violência

Para garantir a segurança, a PRF escoltará os torcedores do Flamengo, que chegam para a final da Copa do Brasil, desde a divisa entre Minas Gerais e Rio de Janeiro até a chegada em Belo Horizonte. Já a Polícia Civil utilizará drones, câmeras térmicas e outros dispositivos tecnológicos para o monitoramento das áreas próximas à Arena MRV, onde ocorrerá o jogo, e nos locais de aplicação do Enem.

Além disso, haverá reforço no monitoramento de presos que utilizam tornozeleiras eletrônicas, além de escolta para as delegações dos times. As operações incluem vigilância no entorno da Arena MRV e presença policial intensificada em locais de provas do Enem, a fim de evitar qualquer distúrbio.

Integração e Coordenação

A coletiva de imprensa contou com a presença de diversos representantes das forças de segurança e da Justiça, entre eles o desembargador Fernando de Vasconcelos Lins, do TJMG, Bernardo Naves, superintendente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o inspetor Aristides Júnior, porta-voz da PRF/MG, além de Félix Magno Von Dollinger, delegado da Polícia Civil, e o tenente-coronel Israel Calixto, subdiretor de Operações da PMMG. Também participou o tenente-coronel Leandro Coura Mafra, comandante do Batalhão de Choque da PMMG.

Segundo os participantes, as medidas adotadas buscam uma atuação coordenada e preventiva para assegurar que todos os envolvidos – torcedores, estudantes, familiares e moradores – estejam protegidos. A promotora Paula Ayres reforçou que, além de ações repressivas, o MPMG busca monitorar e intervir preventivamente junto às torcidas que já demonstraram comportamentos problemáticos em eventos anteriores.

Compromisso com a Paz e Segurança

A resolução conjunta assinada pelas forças de segurança formaliza o compromisso das instituições com a paz em eventos esportivos e educacionais. A estratégia, conforme afirmado por Ayres, é uma resposta à crescente demanda por segurança nesses grandes eventos e um sinal claro de que a violência por parte de torcidas organizadas será combatida rigorosamente.

A final da Copa do Brasil entre Atlético-MG e Flamengo promete atrair uma grande quantidade de torcedores à Arena MRV, enquanto o Enem mobiliza milhares de estudantes em Belo Horizonte. Com o apoio de tecnologias de monitoramento e um plano de ação integrado, as forças de segurança de Minas Gerais se preparam para oferecer tranquilidade e segurança para a população neste domingo.