Belo Horizonte pode ter grande volume de chuva nesta quarta-feira; Defesa Civil emite alerta

Nessa terça-feira (3), algumas regionais de Belo Horizonte chegaram a registrar mais de 40 mm de chuva em apenas quatro horas

Belo Horizonte pode ter grande volume de chuva nesta quarta-feira; Defesa Civil emite alerta
(Imagem: Dirceu Aurélio/Imprensa MG)

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de possibilidade de pancadas de chuva, de 40 a 60 milímetros, com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h nesta quarta-feira (4). O aviso é válido até as 8h dessa quinta-feira (5).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que, nesta quarta-feira, há o avanço de uma frente fria sobre o oceano Atlântico Sul na altura do litoral entre os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, o que proporciona condições de tempo muito instável e há previsão de chuvas, por vezes fortes, sobre Minas Gerais.

Com isso, há possibilidade de acentuado volume de chuva que pode acarretar em transtornos à população como enxurradas e elevação do nível de córregos e rios.

Nessa terça-feira (3), algumas regionais de Belo Horizonte chegaram a registrar mais de 40 mm de chuva em apenas quatro horas. A região Noroeste foi a que teve mais volume de chuva, registrando 42,8 mm. Em seguida, vem a regional Leste, que registrou 41,4 mm de volume de chuva.

Veja as orientações da Defesa Civil diante da previsão de grande volume de chuva:

  • Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
  • Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
  • Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
  • Atenção especial para áreas de encostas e morros.
  • Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
  • Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
  • Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.