Bem na véspera do Natal! Aumentam as possibilidades de asteroide colidir com a terra em 2032

A data prevista para um possível impacto é dia 22 de dezembro de 2032

Bem na véspera do Natal! Aumentam as possibilidades de asteroide colidir com a terra em 2032
Foto: stockgiu/Freepik

Recentemente identificado pela NASA, o asteroide 2024 YR4 tem causado preocupação à comunidade científica com o aumento gradativo da possibilidade de sua colisão com a Terra.

Sua dimensão é estimada entre 40 a 90 metros e um impacto com a Terra poderia trazer consequências significativas, com previsões de que a energia liberada pela colisão se equivaleria a dezenas de toneladas de TNT, o que gera a necessidade de um monitoramento contínuo e estratégias para impedir o desastre.

A data prevista para um possível impacto é  dia 22 de dezembro de 2032, mas o mundo científico enfatiza a necessidade de observações mais constantes e criteriosas para definir com exatidão a data e as possibilidades.

Um impacto dessa natureza, se ocorrer, pode liberar energia devastadora, causando destruição em larga escala se atingir uma área urbana, ou um tsunami, se cair no oceano, afetando regiões costeiras, prejudicando também alteração do clima do planeta, pela liberação de partículas na atmosfera.

Agências espaciais pelo mundo aumentam esforços no seu monitoramento, com telescópios e tecnologias de ponta utilizados para a coleta de dados adicionais e melhorias na previsão de sua rota, detectando qualquer mudança na possibilidade de impacto.

Projetos como a missão DART da NASA e o projeto Hera da Agência Espacial Europeia são exemplos de esforços experimentos de técnicas de desvio de objetos espaciais.

* Fonte: O Antagonista/Crusoé