BH recebe mais vacinas contra a covid-19 e retoma aplicações; saiba onde se vacinar

As pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem receber uma dose da vacina monovalente ao ano

BH recebe mais vacinas contra a covid-19 e retoma aplicações; saiba onde se vacinar
Foto: Rodrigo Clemente/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte informou nesta quinta-feira (5) que recebeu 1,9 mil doses da vacina monovalente contra a Covid-19 e as aplicações serão realizadas a partir desta sexta-feira (6). Os imunizantes serão disponibilizados, exclusivamente, às crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A administração das doses será feita em 18 centros de saúde, sendo dois por regional da cidade, e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços podem ser verificados no site.

A PBH informou que a “estratégia de concentrar as vacinas em menos unidades tem como objetivo evitar a perda de doses já que, após a abertura do frasco, o imunizante tem validade de 19 horas”. O município informou que segue aguardando o envio de novas remessas de vacina contra a covid-19 para distribuir as doses a todos os centros de saúde e ampliar o acesso da população.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas dos pais, mães e responsáveis e apresentar documento de identificação com foto, CPF e cartão de vacina. Cabe destacar, ainda, que é necessário ter um intervalo de, pelo menos, 3 meses desde a última dose administrada, além de não ter tido covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Uma dose ao ano

Desde maio de 2024, as pessoas que pertencem aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem receber uma dose da vacina monovalente ao ano, independentemente do número de aplicações contra a covid-19 já tomadas anteriormente. Até o momento, mais de 131 mil doses já foram aplicadas.