Bolsonaro não vem a BH para convenção de oficialização de Engler como candidato à Prefeitura

Segundo pesquisa DATATEMPO, 28% dos eleitores de BH acreditam na influência do ex-presidente na escolha do prefeito da capital

O ex-presidente Jair Bolsonaro não virá a BH para a convenção do Partido Liberal (PL), na oficialização da candidatura do deputado estadual Bruno Engler à prefeitura da capital mineira, no próximo dia 2 de agosto.

Engler ainda não realizou o evento oficial do lançamento da sua pré-candidatura, embora a data tenha sido anunciada para maio com a presença de Bolsonaro, mas foi cancelada devido a um tratamento de erisipela pelo ex-presidente, quando chegou a ficar internado por alguns dias.

O período de convenções vai de 20 de julho a 5 de agosto, quando os partidos oficializam os nomes dos seus candidatos e esperava-se que Bolsonaro viesse dar um impulso ao nome de Engler.

Informações de interlocutores dizem que nem os filhos do ex-presidente virão à convenção em Belo Horizonte. A equipe de Engler disse que Bolsonaro deve vir a BH para um evento de maior porte na cidade, quando ele já estiver sido oficializado candidato à prefeitura.

A última vez que Bolsonaro esteve em Belo Horizonte foi em outubro de 2023, em companhia de sua mulher, Michelle Bolsonaro, quando discursou no evento do PL Mulher, oportunidade em que jogou truco com apoiadores e se encontrou com o governador Romeu Zema (Novo) e Bruno Engler.

Engler e Bolsonaro se encontraram em Balneário Camboriú, em Santa Catarina, cumprindo agenda, e assistiram ao jogo Brasil e Uruguai na companhia de Javier Milei, presidente da Argentina, que deixou de ir a uma reunião dos chefes de Estado no Mercosul para se encontrar com Bolsonaro. A seleção brasileira foi eliminada nos pênaltis.

Engler tem feito menções ao ex-presidente como maior referência do seu partido nas redes sociais, um dos maiores cabos eleitorais do país. Na última pesquisa DATATEMPO (TRE-MG02187/2024) divulgada agora em julho, 28,4% dos eleitores de BH afirmaram que Bolsonaro é o político que mais pode influenciar o voto para prefeito.

Não é só BH que não vai contar com a presença de Bolsonaro nas convenções do seu partido. Nesta segunda-feira, o ex-presidente também não compareceu à convenção de lançamento da pré-candidatura do deputado federal Alexandre Ramagem (PL), ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), no Rio de Janeiro.