BR-116: maior trecho a ser concedido em Minas deve ir a leilão em 2026

O projeto visa à concessão do trecho rodoviário por 30 anos

BR-116: maior trecho a ser concedido em Minas deve ir a leilão em 2026
(Foto: Luiz Santana)

As BRs 116 (de Governador Valadares a Divisa Alegre) e 251 (entre Divisa Alegre e Montes Claros) devem se tornar o maior trecho rodoviário federal sob a gestão de uma concessionária em Minas. De acordo com a previsão da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o lote de rodovias BR-116 e BR-251,  com extensão total de 734,9 km, deve ir a leilão somente em 2026.

O contrato de concessão prevê a duplicação de 178,5 km de trechos das rodovias, construção de 240,9 km de faixas adicionais, 36 passarelas para pedestres, dois Pontos de Parada e Descanso para caminhoneiros, 13 km de vias marginais, 29 pontos de ônibus, dentre outras melhorias. A concessão da BR-116 e da BR-251 contará também com postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) e benefícios como Desconto Básico da Tarifa (DBT) e Desconto de Usuário Frequente (DUF).

O traçado total atravessa 26 municípios mineiros e cruza diretamente 13 deles: Governador Valadares, Teófilo Otoni, Itaobim, Medina, Águas Vermelhas, Divisa Alegre (na fronteira com a Bahia), Montes Claros, Francisco Sá, Grão Mogol, Salinas, Padre Carvalho, Curral de Dentro e, novamente, Divisa Alegre, no ponto de interseção da BR-251 com a BR-116.

O projeto visa à concessão do trecho rodoviário por 30 anos e proporcionará a dinamização da economia local, com a geração de mais de 127 mil empregos diretos e indiretos, arrecadação de R$ 57 milhões ao ano de receita pelos 26 municípios por onde passam os trechos e desenvolvimento tecnológico a partir de pesquisas viabilizadas pelo Recurso de Desenvolvimento Tecnológico (RDT), verba prevista no contrato de concessão no valor de R$ 2,15 milhões de reais ao ano.

Os trabalhos iniciais, a ser realizados nos dois primeiros anos de concessão, incluem a execução de serviços como recomposição do pavimento, substituição de sinalização vertical e horizontal, implantação de defensas, capinagem e roçagem das margens da rodovia e limpeza do sistema de drenagem. Do terceiro ao oitavo ano, é prevista a recuperação da rodovia, estabelecendo duas características originais, incluindo recuperação e manutenção estrutural de todos os seus elementos.