BR-381: contrato de concessão de trecho será assinado na próxima semana
A informação foi publicada pela jornalista Edilene Lopes, da Itatiaia
Após o leilão realizado em agosto de 2024, o contrato de concessão da BR-381, entre Belo Horizonte e Governador Valadares, deve ser assinado na próxima segunda-feira (20). A informação foi publicada pela jornalista Edilene Lopes, da Itatiaia, nesta quarta-feira (15).
Ainda segundo a informação da Itatiaia, a empresa 4UM Investimentos, que venceu o leilão, assume a concessão da BR-381 no dia 6 de fevereiro. O contrato tem duração de 30 anos e o investimento é da ordem de R$ 9,34 bilhões.
A expectativa é que já no próximo mês a nova concessionária já assuma com máquinas na pista. A concessão do trecho da BR-381 entre BH e Governador Valadares prevê duplicação, recuperação e correção de problemas de segurança e sinalização, implantação de faixas adicionais e pagamento automático de pedágio por meio de TAGs. Também serão instalados pontos de atendimento ao usuário com o Centro de Controle de Operações (CCO), áreas de escape e Bases do Serviço Operacional (BSO) para apoio das equipes de atendimento médico de emergência, mecânico e demais incidentes na via.
Devido aos altos números de acidentes, o trecho passou ser conhecido como a rodovia da morte. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que, entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes, 420 deles com mortes, ao longo do trecho.