BR-381: Trecho entre Rio Una e trevo de Caeté está próximo da conclusão

Trecho tem extensão de 37,8 km e as obras foram iniciadas em maio de 2014. Confira as fotos feitas no mês de novembro.

BR-381: Trecho entre Rio Una e trevo de Caeté está próximo da conclusão
Duplicação do lote 7 encontra-se com um avanço de 83%,. segundo construtora – Foto: Divulgação/Gestão Ambiental

As obras na BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, ainda está longe de ser concluída. Nos últimos meses, porém, algumas intervenções avançaram no lote 7, entre Rio Una e o trevo de Caeté. O projeto de duplicação foi dividido em 11  lotes, mas apenas dois estão com trabalhos em andamento.

As obras no lote 7 são realizadas pelo Consórcio Brasil Mota – Engesur, entre o entre o km 389,5 e o km 427. São 37,8 km que abrange os municípios de Barão de Cocais, Itabira, Bom Jesus do Amparo, Nova União e Caeté. De acordo com o consórcio construtor responsável por esse trecho, a duplicação do lote 7 encontra-se com um avanço de 83%, tendo como destaque a terraplenagem com 97% e pavimentação com 72%. Ainda segundo a construtora, só nos meses de setembro e outubro foram realizados 6,1 km de pavimento rígido.

Trevos de Bom Jesus do Amparo e Itabira

As obras de implantação dos novos trevos de acesso às cidades de Itabira e Bom Jesus do Amparo entraram em nova etapa. Esses trechos sofreram alterações no trânsito para a finalização dos trabalhos de terraplenagem, drenagem, pavimentação e ramos de ligação à rodovia. Após concluídos, os trevos irão permitir o acesso à entrada da cidade de Bom Jesus do Amparo e à região de Itabira, através de passagem inferior, de forma segura.

Visando a segurança dos motoristas e operários das obras, a construtora responsável, juntamente com a Gestão Ambiental da BR-381/MG, realizou diversas blitzes educativas, no intuito de informar aos usuários da via sobre as alterações provisórias nesses trechos. Essas ações tiveram como foco alertar os motoristas e moradores lindeiros sobre as obras nesses locais, orientando sobre desvios e movimentação de máquinas pesadas e de colaboradores da obra.

Trevo de Itabira: novo sistema passou a valer no dia 23 de novembro e tem provocado críticas entre usuários da rodovia federal – Foto: Divulgação/Gestão Ambiental

Viaduto de 600m

Após a liberação de um dos lados do viaduto de 600m em agosto de 2018, foram iniciados, nos últimos meses, os trabalhos de terraplenagem na segunda pista próxima ao viaduto. Diante da grande quantidade de material rochoso no local, teve que se fazer um planejamento e várias atividades de desmontes de rochas (utilização de explosivos). De acordo com a construtora responsável, esses trabalhos encontram-se em seu estágio final, com previsão de entregar o trecho pavimentado ainda neste mês de dezembro.