Brasil conquista três ouros no Mundial de Boxe

Brasil fecha a sua participação na Copa do Mundo de Boxe de Foz do Iguaçu com um bom desempenho, sendo a sua delegação no quadro de medalhas

Brasil conquista três ouros no Mundial de Boxe
Juciele Romeu celebra a sua conquista dourada. Foto: Douglas Ragi/World Boxing

O Brasil encerrou com nove medalhas a etapa da Copa do Mundo de boxe, em Foz do Iguaçu (PR), que aconteceu ao longo da última semana. A delegação brasileira conquistou o segundo lugar no quadro de medalhas, atrás da Polônia (10 pódios). Essa foi a primeira edição do torneio realizada no país.

Após seis dias de disputa, a competição chegou ao fim na noite de sábado (5). A atleta paulista Jucielen Romeu assegurou a medalha de ouro após derrotar a polonesa Julia Szreremeta, vice-campeã olímpica em Paris, na final da categoria até 57 quilos. Essa, então, foi a primeira competição do ciclo olímpico da modalidade, visando os Jogos de Los Angeles, em 2028.

Medalhas no masculino e feminino

No masculino, o primeiro ouro do dia foi do paulista Luiz “Bolinha” Oliveira. Ele venceu por nocaute o polonês Pawel Brach na decisão do título dos 60 kg. Já o capixaba Yuri Falcão que ganhou do indiano Abbinash Jamwal por decisão unânime dos juízes, na final dos 65 kg.

Também chegaram à luta final pelo título o paulista Kauê Belini (75 kg) e o baiano Wanderley Pereira (80 kg), conhecido pelo apelido de Holifield. Kauê terminou o torneio com a prata, após sofrer revés na final contra o uzbeque Fazliddin Erkinboev. Último a subir no ringue no sábado (5), Warnderley “Holifield” também levou prata: foi, portanto, superado na final pelo uzbeque Javikh Ummataliev.

O Brasil somou, enfim, quatro bronzes em Foz do Iguaçu. Na disputa masculina, com Isaías Filho (90 kg). Já na feminina, com Radija Gama (48 kg), Queila Braga (70 kg) e Viviane Pereira (75 kg). A delegação nacional contou ao todo com 16 atletas.

Primeiro passo rumo à World Cup Finals

A etapa da Copa do Mundo de boxe em Foz do Iguaçu foi, porém, a primeira e uma série de quatro eventos do circuito da Federação Internacional de Boxe (World Boxing) este ano. As próximas etapas serão, portanto, na Índia e no Cazaquistão. Os pontos que conquistarem para o ranking mundial classificação os melhores ateltas para o último desafio de 2025, a World Boing Cup Finals.  Em setembro, ocorrerá Campeonato Mundial, em Liverpool (Inglaterra), principal foco da seleção brasileira de boxe na atual temporada.

Com informações da Agência Brasil.