Brasil envia avião para repatriar brasileiros no Líbano nesta quarta-feira

Cerca de 21 mil brasileiros vivem no Líbano, na área de conflito entre Israel e Hezbollah

Brasil envia avião para repatriar brasileiros no Líbano nesta quarta-feira
Foto: Força Área Brasileira/Flickr

O país tem a maior comunidade de brasileiros no Oriente Médio, onde dois jovens brasileiros já perderam a vida nos bombardeios efetuados por Israel.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou que, nesta quarta-feira (2), um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) decole da base aérea do Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, para repatriar um grupo de brasileiros no Líbano.

O resgate será feito num avião modelo KC-30, com capacidade para 220 passageiros, com escala para reabastecimento em Lisboa, de onde seguirá para Beirute. Outros voos devem ocorrer ainda nesta semana, embora não confirmados, com a mesma finalidade.

A aeronave vai contar com uma tripulação de militares da área da saúde (médico, enfermeiro, psicólogo), aptos a prestarem apoio à missão.

A operação é coordenada pelos ministérios das Relações Exteriores e da Defesa, com o apoio da FAB.

Comunicado do Governo Federal, publicado em seu site, afirma que ainda é necessário analisar as condições de segurança para finalizar o cronograma que, a princípio, prevê que a decolagem do aeroporto de Beirute ocorra no momento aberto, embora a escalada da guerra possa alterar e inviabilizar o plano.

A Embaixada no Líbano mantém contato com a comunidade brasileira para coordenar a operação, com a ajuda das autoridades locais.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, conversou no sábado com o chanceler do Líbano, Abdallah Bou Habib, quando se reuniram durante a Assembleia-Geral das Nações Unidas e a pauta da reunião foi a segurança dos brasileiros no país.

* Fonte: Jornal Opção