Brasil pode importar a moda: Filipinas oferece recompensa a quem capturar mosquitos da dengue

Um programa do governo local paga um peso por cada cinco mosquitos capturados, o que tem gerado fila de moradores para receber o valor

Brasil pode importar a moda: Filipinas oferece recompensa a quem capturar mosquitos da dengue
Foto: shammiknr/Pixabay

Somente em 2023, Manila, nas Filipinas, teve 167.355 casos de dengue em virtude de um surto, com 575 mortos, um aumento de 40% em relação ao ano anterior, com surtos em cinco cidades.

Como resultado, e para auxiliar no combate, um programa do governo local paga um peso por cada cinco mosquitos capturados, o que tem gerado fila de moradores para receber o valor.

A eficácia da iniciativa é contestada por especialistas, que alertam para os riscos da iniciativa. 

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a Filipinas é o país mais afetado na região do Pacífico Ocidental.

Devido ao aumento dos casos na capital, Manila, autoridades resolveram implementar a iniciativa de captura dos mosquitos pela população.

Um dos caçadores, Iluminado Candasua, relatou a dificuldade da tarefa, mas afirma que o dinheiro será usado para a compra de um celular para seu filho.

Rachel Estoque, de 45 anos, também envolvida na caça, capturou várias larvas em seu vaso de flores, trocando 20 larvas por quatro pesos, o equivalente ao preço de uma garrafa de óleo. Rachel diz que sua participação no programa vai além do valor em dinheiro, pois seu filho já contraiu dengue, tornando sua luta mais pessoal.

Carlito Cernal, chefe do vilarejo de Addition Hills e idealizador do projeto, acredita que a inciativa pode ter um enorme impacto na contenção da dengue.

No entanto, autoridades de saúde, como Albert Domingo, alertam que é fundamental seguir orientações adequadas para o combate à doença, ressaltando a importância de eliminar focos de água parada e usar repelentes.

* Fonte: Portal Tela