Brasileirão 2021 apresenta potencial para ser um dos melhores dos últimos anos

Pelo menos quatro equipes entram como favoritas ao título

Brasileirão 2021 apresenta potencial para ser um dos melhores dos últimos anos

A partir do próximo sábado (29), será dado o pontapé inicial para a Série A do Campeonato Brasileiro de 2021. Tendo em vista o que pudemos ver até aqui na temporada, esta edição, em especial, tem tudo para ser uma das melhores dos últimos anos. Além do já conhecido equilíbrio da competição, o nível apresentado por várias equipes tem sido animador.

Isso porque o futebol brasileiro finalmente parece ter encontrado o mapa da mina para evoluir. Antes com o olhar muito restrito ao mercado nacional de treinadores, os clubes ampliaram sua lupa para a América do Sul como um todo.

Hernán Crespo, Miguel Angél Ramirez e Juan Pablo Vojvoda, donos de trabalhos promissores no São Paulo, Internacional e Fortaleza, respectivamente, são exemplos desta movimentação. O talento do futebol tupiniquim, aliado à inteligência de alguns treinadores do continente, é uma mistura que pode dar muito certo.

No mercado interno, os nomes de sempre também estão perdendo espaço. Fernando Diniz, no Santos, e Sylvinho, no Corinthians, fogem da aposta óbvia em medalhões que pouco tem a acrescentar para o esporte. Outro ponto que merece destaque são as contratações feitas neste ano. Douglas Costa, Nacho Fernández, Taison, Miranda e Dudu são alguns dos investimentos que agregam, e muito, ao nosso combalido futebol.

Somados ao Grêmio de Tiago Nunes, Flamengo, São Paulo e Palmeiras entram muito fortes na disputa. Pelo elenco que possui, o Atlético-MG também pode aparecer nesse bolo, mas precisará evoluir coletivamente para tal.

Mas como qualquer bom campeonato de pontos corridos, a espera por um bom futebol não deve se limitar apenas aos candidatos ao título. Equipes intermediárias, como RB Bragantino, Fluminense, Ceará e Atlético-GO, também podem surpreender na competição. Se Bragantino e Ceará apostam na longevidade dos seus projetos, Fluminense e Atlético-GO têm se mostrado competitivos nas duras missões impostas pelas copas continentais que disputam.

Enquanto o tricolor carioca ocupa o segundo lugar do seu grupo na Libertadores, que conta com River Plate, Junior Barranquilla e Independiente Santa Fé, o Atlético Goianiense decidirá amanhã se abocanha a única vaga para as oitavas da Sul-Americana, em um grupo que conta com Libertad-PAR, Newell’s Old Boys-ARG e Palestino-CHI.

Sem medo de exagerar, afirmo que todos os times citados neste texto possuem alguma virtude que agregará muito ao Brasileirão 2021. Seja pelo elenco recheado de grandes jogadores, o técnico fora da caixinha ou a solidez em campo, elas possuem faca e queijo na mão para protagonizarem uma grande disputa.

Victor Eduardo é jornalista e escreve sobre esportes em DeFato Online.

O conteúdo expresso é de total responsabilidade do colunista e não representa a opinião da DeFato.

MAIS NOTÍCIAS