Brasileirão: Palmeiras conquista o 12º título da sua história; Santos amarga o seu primeiro rebaixamento

Equipe santista cai de divisão no campeonato que homenageou o Rei Pelé; já o Verdão se consolida como o time a ser batido no cenário nacional

Brasileirão: Palmeiras conquista o 12º título da sua história; Santos amarga o seu primeiro rebaixamento
Foto: Cesar Greco/Palmeiras

O Campeonato Brasileiro 2023 ficará marcado pelo improvável. De um Botafogo que viu a enorme euforia décadas dar lugar a um final decepcionante; de um Atlético-MG dado como carta fora do baralho, mas que brigou até a última “mão”; de um Grêmio que retornou da Série B para ficar com a segunda colocação; e de um Vasco que “sufocou” o seu torcedor, mas que no fim conseguiu respirar aliviado. Assim como tantas tantas outras histórias que tornaram a edição deste ano memorável.

Mas também tivemos algumas constatações. A principal delas é de que organização, planejamento e boa gestão fora das quatro linhas são primordiais para o sucesso em campo. O que pode explicar 0 12º título do Palmeiras, o segundo consecutivo, e tantas outras conquistas que a equipe tem alcançado recentemente — e evidencia a temporada “ruim” do Flamengo, favorito a tudo e que não levou nada em 2023, muito por causa das péssimas decisões extracampo.

Também pode justificar o primeiro rebaixamento do Santos, um clube que há anos vinha sofrendo com a desorganização e flertando com a Série B — o que aconteceu justamente no Brasileirão Rei, em homenagem ao eterno Pelé.

E se tivemos um ano de reviravoltas na principal competição nacional, a última rodada, noite de quarta-feira (6), foi de tirar o fôlego — tanto na briga contra o rebaixamento quanto na disputa por uma vaga na Copa Libertadores. Vamos a ela:

Valia título

Livre do rebaixamento, o Cruzeiro entrou em campo buscando uma vaga na Copa Sul-Americana e dificultou as coisas para o Palmeiras, que queria confirmar o título. Após sofrer pressão nos momentos iniciais da partida, a equipe paulista conseguiu abrir o placar aos 20 minutos em um momento de desatenção da defesa celeste. O volante Lucas Silva errou na intermediária e Endrick aproveitou para dominar e bater de cavadinha. O goleiro Rafael Cabral defendeu parcialmente e permitiu que o jovem atacante da equipe paulista pegasse a sobra e mandasse para o fundo das redes.

O Palmeiras seguiu em vantagem até os 34 minutos da etapa final, quando Matheus Pereira tocou para Nikão, que bateu colocado para empatar o marcador. Com este resultado, a equipe paulista fechou a competição com 70 pontos e o 12º caneco nacional. Já a Raposa encerra a competição com 47 pontos, na 14ª posição, e garantida na Sul-Americana.

Vice-campeão improvável?

O Grêmio chegou na última rodada ocupando a 5ª colocação, fora do G-4, que dá a vaga direta para a Copa Libertadores 2024. Porém, os resultados da rodada favoreceram os gaúchos, que, mesmo jogando no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, derrotou o Fluminense por 3 a 2 para alcançar os 68 pontos — e terminar com o vice-campeonato brasileiro. A partida também pode ter sido a última de Luiz Suárez pelo clube.

O colombiano Arias, em cobrança de pênalti, abriu o placar para o Flu, mas, ainda no primeiro tempo, Suárez, em linda jogada individual, e Galdino viraram para a equipe de Porto Alegre. Na etapa final, o artilheiro uruguaio do Grêmio voltou a deixar a sua marca, desta vez em penalidade máxiam, enquanto John Kennedy deu números finais ao placar com um golaço.

A equipe das Laranjeiras encerrou a competição na 7ª posição com 56 pontos no seu último compromisso antes do Mundial de Clubes.

Santos, o último rebaixado

O dia também foi marcado pelo primeiro rebaixamento do Santos na história — justamente na edição do campeonato que homenageava o Rei Pelé. Mesmo jogando na Vila Belmiro, o Peixe foi superado por 2 a 1 pelo Fortaleza estacionando nos 43 pontos.

O rebaixamento santista foi decretado após os seus principais rivais contra o Z-4 vencerem as suas partidas. O Bahia frustrou as pretensões do Atlético-MG, que tinha chances remotas de título e precisava de uma goleada — e um milagre — para ficar com o caneco. O time baiano foi quem acabou encontrando os gols e venceu o seu rival por 4 a 1, alcançando os 44 pontos e se salvando. Enquanto os mineiros saíram da segunda colocação e terminaram a competição em terceiro, com 66 pontos.

Em São Januário, no Rio de Janeiro, o Vasco sofreu para vencer o Bragantino por 2 a 1. Com o gol da vitória sendo marcado por Serginho, já na fase final da partida. A equipe carioca somou 45 pontos e se manteve na Séria A. Já o time de Bragança Paulista ficou com 62 pontos, na sexta colocação e com vaga na pré-Libertadores.

Dessa forma, o Santos se juntou a Goiás, Coritiba e América-MG no Z-4 e disputará a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024.

Outros resultados

Fechando a última rodada do Brasileirão, tivemos os seguintes jogos:

  • Goiás 1 x 0 América-MG
  • São Paulo 1 x 0 Flamengo
  • Internacional 3 x 1 Botafogo
  • Coritiba 0 x 2 Corinthians
  • Cuiabá 3 x 0 Athletico-PR

Confira mais conteúdos sobre o Cruzeiro no vídeo a seguir:

Confira mais conteúdos sobre o Atlético no vídeo a seguir: