Brigadistas controlam incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro

Apesar da situação sob controle, há temor de que novos focos possam surgir na parte da tarde, quando o calor é mais intenso

Brigadistas controlam incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro
Foto: Alex Amaral/Parque Estadual Mata do Limoeiro

Após quatro dias de intenso trabalho, o incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro, em Ipoema, distrito de Itabira, está controlado. Brigadistas seguem atuando na reserva ambiental e monitorando pontos de riscos para impedir que novos focos de fogo possam surgir.

“Fizemos um sobrevoo às 6h da manhã e identificamos poucos locais de fumaça. Temos hoje 39 brigadistas distribuídos nos pontos de risco e um helicóptero [de apoio]. Nossa preocupação é agora à tarde, quando esquenta muito, mas estamos monitorando. De momento o incêndio está controlado”, informou Alex Amaral, gerente do Parque Estadual Mata do Limoeiro e colaborador do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Um dos trabalhos realizados nesta quinta-feira foi a colocação de alimentos para os animais que sobreviveram nas áreas queimadas.

Brigadistas controlam incêndio no Parque Estadual Mata do Limoeiro
Foto: Alex Amaral/Parque Estadual Mata do Limoeiro

O incêndio teve início na madrugada de domingo (11), quando equipes de brigadistas iniciaram, às 4h, o combate às chamas que atingiram o Parque Estadual Mata do Limoeiro. À época, Alex Amaral, em entrevista ao portal DeFato, afirmou que essa é considerada a pior queimada em quase uma década. Só saberemos a extensão do danos após a finalização do combate [às chamas], mas já posso adiantar que é o maior incêndio no parque nos últimos nove anos”, afirmou.

Ações na quarta-feira

A quarta-feira (14) foi o último dia de trabalhos intensos no enfrentamento às chamas no Parque Estadual da Mata do Limoeiro. Os trabalhos começaram às 6h da manhã e seguiu até 17h30.

Nesse período, 92 brigadistas atuaram na reserva — o maior número desde o início do incêndio —, sendo 21 da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), 13 do IEF, 13 da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) e da Vale, 12 voluntários, nove da Prefeitura Municipal de Itabira, seis da Previcendio, seis do comando de aviação, quatro pilotos de air tractor, três do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), três do Instituto Bromélias e Parque Municipal Alto Rio Tanque e dois bombeiros civis.

Também foram empenhadas duas caminhonetes do IEF, uma caminhonete da Previcendio, uma caminhonete da AMDA, uma caminhonete dos bombeiro, um caminhão-pipa da Prefeitura, um caminhão-pipa da Vale e AMDA, um helicóptero do IEF, um carro do IEF, um carro da Vale e AMDA, dois carros da Prefeitura, quatro air tractor da Previcendio, duas pá carregadeiras da Prefeitura, uma máquina patrol da Prefeitura e um trato de esteira da Prefeitura.

Galeria de Fotos