Bruna Viola, Titane & Pereira da Viola são as atrações principais do 22º aniversário do Museu do Tropeiro; saiba mais

A abertura oficial do evento acontece com a tradicional bênção dos cavaleiros, que sairão de Santa Bárbara

Bruna Viola, Titane & Pereira da Viola são as atrações principais do 22º aniversário do Museu do Tropeiro; saiba mais
Foto: Divulgação/FCCDA

Nesta quinta-feira, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) divulgou novas atrações para o 4º Festival da Cultura Tropeira, que integra o 22º aniversário do Museu do Tropeiro. Entre os dias 9 e 17 de maio, o distrito de Ipoema, em Itabira, será palco de um evento que celebra as tradições tropeiras com uma programação diversificada e gratuita. O festival promete movimentar a cidade, oferecendo uma imersão cultural com música, exposições, cavalgadas e apresentações artísticas.

Com o tema ‘Turismo na Rota do Tropeirismo’, o evento destaca a importância da cultura tropeira, a música sertaneja de raiz e o modo de vida dos tropeiros, personagens que fazem parte da história de Ipoema e de Minas Gerais. Organizado pela Prefeitura de Itabira, em parceria com diversas secretarias municipais, o festival conta com uma programação que inclui atrações musicais, atividades culturais e experiências educativas.

Destaques 

A abertura oficial do evento acontece em dois momentos com a tradicional bênção dos cavaleiros: primeiro, em Santa Bárbara, na sexta-feira (9); e no sábado (10), às 17h, em frente ao Museu do Tropeiro, em Ipoema.

Ainda no sábado (10), às 23h, no Campo do Aliança, haverá o show da cantora Bruna Viola, uma das grandes promessas da música caipira contemporânea. Ao longo da semana, o público poderá conferir diversas apresentações culturais, como as tradicionais Lavadeiras de Ipoema, o grupo Estaladores de Chicote e as Trovadoras. No dia 17 de maio, o festival se encerra com um show de Titane & Pereira da Viola, na Praça Augusto Guerra, que também marcará o início da primeira Roda de Viola de 2025.

Além disso, o evento contará com exposições no Museu do Tropeiro, com uma programação especial de 12 a 16 de maio, dedicada ao estudo do tropeirismo. Alunos da rede municipal de ensino terão a oportunidade de apresentar trabalhos educativos, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabira.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @fccda