Café – Como uma das bebidas mais populares do mundo pode virar luxo
Saiba porquê o grão corre o risco de virar luxo para muitas pessoas
O café é uma das bebidas mais populares no Brasil e no mundo. Na verdade para milhões de pessoas em todo o mundo o dia não começa sem uma boa xícara de café quente acabado de fazer. Infelizmente, o grão também conhecido como ‘ouro negro’ corre o risco de virar luxo para muitas pessoas. Saiba porquê.
O que tem o café que o torna tão interessante
O café tem uma série de características que o torna bastante popular. O seu aroma apelativo e a sua temperatura capaz de tornar um momento mais confortável são apenas dois pontos num mar de benefícios que o café lhe poderá trazer.
Uma das melhores formas de antioxidantes, o café pode na verdade ajudá-lo a proteger o seu corpo contra doenças crónicas como envelhecimento prematuro, doenças cardiovasculares e até câncer. Além disso, uma xícara de café é um ótimo aliado para se manter no foco no seu trabalho.
O café ajuda a aumentar o seu estado de alerta e melhora inclusive o seu estado de humor e desempenho físico e inclusive existem especialistas que defendem que este pode ser um ótimo aliado numa dieta de emagrecimento.
Mas, mesmo que nenhum desses benefícios existisse, o café continuaria a cativar milhões pelo seu aroma e sabor, afinal são poucos que o dispensam diariamente.
O preço do café continua em altas
Apesar de fazer parte do dia a dia de milhões de pessoas, o preço do café tem vindo a aumentar nos últimos meses e começa a ser um problema para alguns consumidores o conseguirem comprar pelo menos com a frequência que desejariam.
O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo o que mostra a importância deste setor na economia nacional que busca por formas de inovação constantes no cultivo para que esta continue a ser uma referência mundial. Com o disparo dos preços, os produtores de café se vêm em mãos com um possível problema de escoamento do produto e daí que muitos já optaram por algumas estratégias como a adição de espécies de café mais baratas aos seus blends.
O motivo para o aumento do preço de café é na verdade um conjunto de razões. A commodities trading como o café, o ouro, ou a prata é feita em diferentes bolsas de valores que negoceiam geralmente como contratos futuros para que desta forma se negocie a um preço e datas definidas. Sendo o café aquilo que se considera uma ‘soft commoditie’, ou seja um produto cultivado, o seu preço é fortemente influenciado por fatores como alterações climáticas cuja imprevisibilidade é bastante elevada.
A região do Sudeste particularmente afetada pelos eventos climáticos sofreu uma queda na produção de café, por outro lado a procura de café aumentou o que obviamente vai condicionar o aumento do preço de café. Como se não bastasse, a variação da moeda dólar influencia também o preço do café por este se tratar de uma mercadoria.
As alterações do preço desta matéria-prima são bastante difíceis de prever. Sendo o café um grão só possível de ser cultivado ao ar livre torna a criação de alternativas para eliminar a dependência do clima bastante mais limitada. Por outro lado, nos mostra mais uma vez a importância de criarmos medidas que diminuam o impacto das alterações climáticas que afetam indústrias tão importantes para a economia nacional como é o caso do cultivo do café.
É urgente pensar no futuro
Sendo a economia brasileira tão dependente do cultivo do café é essencial que se criem mudanças efetivas no controle das alterações climáticas para que diariamente milhões de consumidores continuem a poder usufruir da sua xícara de café fresco.