Câmara de Itabira cria prêmio para homenagear mulheres empreendedoras

Os vereadores também aprovaram as contas da gestão Ronaldo Magalhães referentes ao ano de 2019

Câmara de Itabira cria prêmio para homenagear mulheres empreendedoras
Reunião da Câmara de Itabira realizada na última terça-feira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


Com objetivo de estimular o empreendedorismo feminino e homenagear as mulheres que se destacam na comunidade itabirana, a Câmara Municipal de Itabira aprovou, na última terça-feira (3), o projeto de resolução 07/2022, que cria o prêmio “Mulheres que Transformam Itabira”. A matéria é de autoria dos vereadores Júber Madeira (PSDB) e Rosilene Félix Guimarães (MDB).

De acordo com o texto, a homenagem será entregue anualmente em forma de medalha em cerimônia a ser realizada na última semana de setembro. Assim, cada vereador terá o direito de indicar ao menos uma mulher para receber a nova premiação do Legislativo itabirano.

“A proposta pode se tornar um valioso instrumento de fomento ao empreendedorismo feminino. É fundamental que essas mulheres, exemplos de gestoras, não só de um CNPJ, mas também exemplo familiar e social, tenham seus modelos de vida e de desenvolvimento evidenciados, tornando-se protagonistas para outras vidas, outras mulheres, outras itabiranas. As comendas entregues por esta Casa tem essa capacidade de empoderamento”, destaca Júber Madeira.

Câmara de Itabira cria prêmio para homenagear mulheres empreendedoras
Júber Madeira é um dos autores da proposta que cria o prêmio de reconhecimento às mulheres empreendedoras – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

O prêmio “Mulheres que Transformam Itabira” se junta a outras honrarias já distribuídas pela Câmara, como “Medlha do Minério de Itabira”, “Diploma de Honra ao Mérito”, “Medalha Carlos Drummond de Andrade” e “Diploma ao Mérito Esportista”.

Ao defender a proposta, a vereadora Rosilene Félix Guimarães (MDB) disse que “a mulher não teve os seus direitos respeitados e, historicamente, ocupa posições de trabalho inferiores aos dos homens e quando ocupa cargos semelhantes recebe salário até 30% menores. As mulheres são as maiores vítimas da violência urbana, são vítimas de violências domésticas e as mulheres ocupam menos espaços nas posições de poder, como podemos ver na composição desta Casa [que entre os 17 vereadores, apenas uma é mulher]”. Dessa forma, a emedebista defende que a “homenagem vem para contribuir para que a igualdade de gênero aconteça em nossa cidade”.

“Esse projeto vem para dar honra a quem tem honra, que são as mulheres itabiranas. Desde a mulher mais simples, no sentido do exercício da atividade, até as mulheres que exercem atividades mais complexas no seu dia a dia. Eu tenho a gratidão de dividir esse projeto com o vereador Júber Madeira, que teve a ideia de prestar essa homenagem às mulheres. Nós vivemos um momento em que o empoderamento feminino deve ser sempre ressaltado, a representatividade da mulher deve ser sempre lembrada para que nós, mulheres, possamos nos posicionar dentro da sociedade, no sentido exigir mais respeito e de cobrar nossos direitos”, avalia Rose Félix.

Câmara de Itabira cria prêmio para homenagear mulheres empreendedoras
Rose Félix defendeu a importância de homenagear as mulheres e reconhecer os seus direitos – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

O projeto de resolução 07/2022 foi aprovado por unanimidade e em único turno de votação. Dessa forma, irá alterar os artigos 194 e 195 do regimento interno do Legislativo, passando a valer já em 2022.

Contas de Ronaldo Magalhães

Os vereadores também aprovaram por unanimidade o projetos de resolução 10/2022, que trata da prestação de contas da Prefeitura Municipal de Itabira referentes a 2019, penúltimo ano da gestão Ronaldo Lage Magalhães (PTB). A matéria tinha parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e foi aprovada por unanimidade em turno único.

Esse projeto de resolução chegou a ser incluído na pauta do Legislativo na semana passada. Porém, o presidente da Casa, Weverton Leandro Santos Andrade “Vetão” (PSB), pediu vista ao texto sob a justificativa de que precisava avaliar melhor os relatórios contábeis de 2019 — o que acabou atrasando em uma semana a sua votação.

Transferência da sede do Legislativo

O projeto de resolução 09/2022 foi outro texto aprovado por unanimidade pelos vereadores, mas, desta vez, em primeiro turno — com a matéria retornando a plenário na próxima semana para a votação final. A proposta prevê a transferência da sede da Câmara de Itabira para a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) no dia 16 de setembro para a sessão solene anual de entregas de honrarias.

Participação de estudantes

Pela segunda semana seguida, o plenário da Câmara Municipal de Itabira contou com a participação de alunos itabiranos. Os estudantes do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Mestre Zeca Amâncio (EEMZA) participaram de uma visita orientada realizada pela Escola do Legislativo.

Os jovens conheceram o funcionamento do Legislativo e fizeram perguntas aos parlamentares. Eles foram acompanhados pelos professores Neuracy Alencar, Emerson Pacheco e Tuani Guimarães e pela estagiária Maria José Gonçalves.

A iniciativa faz parte de um projeto que busca contribuir para a educação política e cidadã de crianças, jovens e adolescentes.

Câmara de Itabira cria prêmio para homenagear mulheres empreendedoras
Estudantes da EEMZA acompanharam parte da reunião ordinária da Câmara de Itabira – Foto: Gustavo Linhares/DeFato

Perdeu a reunião da Câmara de Itabira da última terça-feira? Então confira no vídeo abaixo a íntegra da sessão plenária:

O portal DeFato transmite ao vivo, todas as terças-feiras, a partir das 14h, as reuniões do Legislativo. Para acompanhar basta acessar o nosso canal oficial no YouTube.