Câmara de Itabira entrega moção de aplauso para o Grupo DeFato

A homenagem é de autoria do vereador Luciano Sobrinho e foi entregue junto ao presidente da Câmara Municipal, Heraldo Noronha e o vereador Neidson Freidas

Câmara de Itabira entrega moção de aplauso para o Grupo DeFato
Foto: Victor Eduardo/DeFato

A Câmara Municipal de Itabira entregou na tarde desta terça-feira (31), após a 17ª reunião ordinária, moção de aplauso à DeFato pela comemoração do 30º aniversário do maior grupo de comunicação de Itabira e região, comemorado no mês de abril. A homenagem foi entregue ao diretor-presidente da DeFato, Emerson Alvarenga Barbosa, o ‘Gui’, e ao diretor executivo da empresa, Thiago Jacques. 

A moção é de autoria do vereador Luciano Gonçalves dos Reis ”Sobrinho” (MDB) e foi entregue junto ao presidente da Câmara Municipal, Heraldo Noronha (PT), e o vereador Neidson Freitas (MDB). De acordo com a honraria, o ‘‘Grupo consolidou-se como referências entre as diversas mídias existentes, tornando-se um dos sites mais acessados no estado de Minas Gerais, sendo portanto, merecedor da homenagem’’. 

O diretor-presidente da DeFato, Emerson Alvarenga Barbosa, agradeceu a homenagem recebida, dizendo:

‘‘Com muita honra recebemos essa moção,  felizes por tal reconhecimento. Resultado de um trabalho feito por toda uma equipe comprometida com tudo que fazemos e falamos. O Grupo DeFato vem crescendo e aprimorando todos os dias para levar a melhor informação a toda região que nos acompanha via  nossos canais de comunicação’’

DeFato 30 anos

Em janeiro de 1993, a Itabira Centro-Leste em Revista deu início ao que futuramente viria a se tornar o Grupo DeFato. Fundada por José de Almeida Sana, a revista circulou com uma tiragem inicial de 500 exemplares. Alguns anos mais tarde, esse número atingiu a marca de 1.000 revistas por mês. A meta do fundador do órgão de imprensa era bastante ambiciosa: Sana projetava a cobertura de toda a região Centro-Leste de Minas Gerais. 

Numa determinada noite, José Sana sonhou com um nome e logomarca para a revista, e amanheceu com a DeFato no imaginário. A nova e polêmica capa, que rendeu até cancelamentos de assinaturas, circulou pela primeira vez em novembro de 1995. Através da empresa de ônibus Saritur, a DeFato era transportada, gratuitamente, para 100 municípios mineiros.

A DeFato — ao contrário da Itabira Centro-Leste em Revista —  contava com um grupo muito maior de colaboradores, entre jornalistas, repórteres de polícia, funcionários do setor comercial e demais funcionários. 

Entre 2003 e 2004 surge o site DeFato Online, com José Sana Júnior como o principal responsável pelo desenvolvimento do novo veículo de mídia. Uma galeria de fotografias foi a atração inicial. A iniciativa midiática revelou a importância da cobertura diária de esportes, cultura e polícia. A divulgação das oportunidades de emprego também impulsionou a audiência. O portal incorporou ainda as principais reportagens da revista DeFato.

Entre reformulações de equipe, mudanças na estrutura do site e as parcerias com rádios da cidade, a DeFato Online foi se consolidando entre os itabiranos, tornando-se o maior veículo de comunicação da região. De lá pra cá, são mais de 40 milhões de acessos por ano, com ampla cobertura dos principais fatos de Itabira, da região, do Brasil e do mundo.