Câmara de Itabira entrega moção de aplausos à AMA em reconhecimento ao trabalho com autistas

Homenagem foi aprovada por unanimidade e reforça a importância da entidade no acolhimento de famílias e na conscientização sobre o autismo

Câmara de Itabira entrega moção de aplausos à AMA em reconhecimento ao trabalho com autistas
Foto: Gustavo Linhares/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


A Associação de Mães, Pais e Amigos dos Autistas de Itabira (AMA) recebeu, no dia 6 de maio, uma moção de aplausos concedida pela Câmara Municipal de Itabira, em reconhecimento ao trabalho realizado pela instituição em prol das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no município. A homenagem foi proposta pelo vereador Bernardo de Souza Rosa (PSB), por meio do requerimento nº 49/2025.

Na justificativa apresentada, destaca-se o papel da AMA na promoção do bem-estar das pessoas com TEA, por meio da conscientização, inclusão social, melhor convivência e incentivo à pesquisa sobre o autismo. A moção também ressalta o compromisso da associação com a disseminação de conhecimento adquirido ao longo de sua atuação.

Durante a cerimônia, a presidente da AMA, Amanda Teixeira, falou sobre o significado da homenagem para a instituição. “A AMA é acolhimento — não só para os autistas, mas para suas famílias, mães, amigos, e toda a sociedade. É uma honra estar com vocês e trabalhar com vocês enquanto sociedade. Quando somos reconhecidos, somos impulsionados a fazer mais e melhor”, declarou.

A AMA surgiu em 2021, a partir da mobilização de um grupo de pais de autistas em Itabira, que se organizavam inicialmente por meio de um grupo de WhatsApp. Desde então, a associação, sem fins lucrativos, vem se consolidando como referência no município no suporte a famílias e na luta por mais direitos e visibilidade para pessoas com TEA.