Câmara de São Gonçalo homenageia Mulheres Notáveis
O certificado de “Mulher Notável” foi concedido às homenageadas e faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Na noite desta terça-feira (15), a Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo realizou uma sessão solene para homenagear nove mulheres que se destacam pelos seus serviços prestados à comunidade. O evento é tradicional na Casa do Legislativo e concede o certificado de “Mulher Notável” às homenageadas como parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher.
Além dos vereadores da casa, estiveram presentes o prefeito municipal, Raimundo Nonato Barcelos (Nozinho-PDT), o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro (PSB), as secretárias municipais Joceline Keles, Maria Inês de Araújo Moreira, Norma Torres e Renata Cláudia Bacelar de Castro Barcelos, e o procurador jurídico Júlio César Pinto.
Cada vereador da Câmara indicou uma mulher a receber o prêmio, considerando o seu trabalho, história de vida ou as suas contribuições ao município. As homenageadas deste ano foram:
- Maria Margarida Basílio Gunther (indicada pelo Presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro);
- Maria das Dores dos Santos (indicada pelo vice-presidente, vereador Eloísio Raimundo dos Santos, o “Lulu”);
- Luzia Madalena de Souza (indicada pelo secretário, vereador Marlon Túlio Pessoa Costa);
- Geordane Cecília da Silva Alves (indicada pelo vereador Cássio Túlio Rodrigues Silva);
- Antônia Lúcia da Costa (indicada pelo vereador Fábio Justino Alves, o “Sassá”);
- Luciene Aparecida Costa (indicada pelo vereador Flávio Silva de Oliveira, o “Flavinho Terra Branca”);
- Nilza Aparecida Aurélio (indicada pelo vereador Gladston Marcelo de Castro);
- Simone Aparecida do Nascimento Rocha (indicada pelo vereador Marcos Antônio Bicalho, o “Kito”);
- Maria das Graças Lopes (indicada pelo vereador Otávio Isidório Teixeira, o “Tatá”).
As autoridades presentes parabenizaram as Mulheres Notáveis 2022 e todas as cidadãs são-gonçalenses em seus discursos. Destacaram também as mulheres que trabalham no Executivo e no Legislativo municipais, sendo elas a grande maioria entre os funcionários e servidores.
A solenidade das Mulheres Notáveis não pôde ser realizada em 2021 em função da pandemia da Covid-19, para resguardar o bem-estar e segurança de todos. Com a queda do número de casos e o avanço da vacinação, foi possível promover a cerimônia este ano, seguindo os protocolos de segurança.
O certificado para as Mulheres Notáveis de São Gonçalo do Rio Abaixo foi instituído pela Câmara Municipal por meio da Resolução nº 263/2010, com o objetivo de celebrar o Dia Internacional da Mulher. Além disso, a ação busca promover a conscientização e a mobilização popular pela cidadania da mulher.