Câmara homenageia “Zé Celso”, vereador mais longevo de Itabira

Reconhecimento ocorreu na última terça-feira; ao todo, itabirano exerceu mandato durante 32 anos

Câmara homenageia “Zé Celso”, vereador mais longevo de Itabira
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online
O conteúdo continua após o anúncio


Na sessão ordinária da última terça-feira (15), foi lido o Requerimento nº 101/2023, de autoria do vereador Luciano Sobrinho (MDB), que requer o envio de Moção de Aplauso ao Dr. José Celso de Assis, o popular “Zé Celso”. Parlamentar mais longevo da história de Itabira, o itabirano foi homenageado pelos 32 anos de vereança no município. Ao todo, foram cinco mandatos de quatro anos e outros dois de seis anos.

Durante a sessão, o presidente do legislativo, Heraldo Noronha (PTB), destacou a presença do homenageado e seus familiares. “Que Deus continue abençoando o Sr. José Celso, que  tem a vida pública marcada pela ajuda ao próximo’’, declarou.

Além de ex-vereador, Zé Celso também é radialista e advogado. Após a conclusão do seu oitavo mandato no Legislativo, decidiu não mais concorrer, mas viu outro membro da família ocupar uma cadeira na Câmara. Seu primeiro neto e também advogado, Rodrigo Alexandre Assis Silva, o “Diguerê” (PTB), se candidatou e foi eleito. O petebista está em seu terceiro mandato seguido atualmente.

Durante o uso da tribuna, José Celso agradeceu a Luciano Sobrinho pela homenagem e destacou a parceria com sua esposa, Diná. ‘’É com grande gratidão que recebo essa homenagem, agradeço ao amigo e vereador Luciano Sobrinho pela indicação. Essa homenagem só é completa porque tenho comigo uma pessoa muito especial, Diná, minha esposa, que abraçou comigo a vereança. A luta pelo bem estar do próximo continua, mesmo não estando a frente de um cargo político, continua juntamente com Diná a frente de vários projetos sociais. Continuo grato a Deus por nos manter fortes na luta do dia a dia.’’

O ex-vereador ainda elogiou o trabalho feito pelos vereadores de oposição e situação da atual legislatura. “Não tenho vindo na Câmara, mas tenho participado. Através das redes sociais, estamos vendo o trabalho de cada um, a Câmara está de parabéns, um trabalho muito bem feito. Os que fazem oposição, fazem uma oposição tranquila, sem muito alarde. E os (vereadores) da situação estão procurando também fazer um bom trabalho. E nós sabemos que o importante é isso, querer o bem da nossa Itabira”, comentou.

Zé Celso
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Rodrigo Diguerê, por outro lado, classificou o avô como a sua maior referência na política e falou sobre a responsabilidade em manter o legado da família “Assis” na Câmara de Itabira.

‘’O meu avô pra mim é a maior referência que tenho como homem público. Minhas palavras são só de gratidão, primeiro a Deus pela sua vida e  saúde, segundo pela oportunidade da porta aberta que o senhor deixou para eu pudesse entrar na política. E a cada dia que passa, a gente vem tentando aplicar todo o seu ensinamento. Durante as sessões olho para aquela galeria de presidentes e tenho a oportunidade de estar próximo do senhor também, e me faz saber da responsabilidade que é conduzir um mandato tendo como responsabilidade a sua belíssima atuação em prol da população itabirana. Então fico muito agradecido, me faltam palavras. Mas que o senhor saiba que fez muita diferença na minha vida e também na vida de muitas pessoas dessa cidade’’, ressaltou o parlamentar.

Zé Celso
Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

Confira uma galeria de fotos da homenagem logo abaixo.

Homenagem - Zé Celso