Câmara recua e suspende inscrição prévia para audiência sobre barragens

Audiência acontece na próxima segunda-feira (9), às 19h, na FCCDA

Câmara recua e suspende inscrição prévia para audiência sobre barragens
Heraldo voltou atrás na medida de limitar participação em audiência a inscritos previamente – Foto: DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O presidente da Câmara de Vereadores de Itabira, Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), voltou atrás e suspendeu a inscrição prévia para que a população possa participar da audiência pública sobre a segurança das barragens de rejeito de minério de ferro no município. O anúncio foi feito nesta terça-feira (3), logo no início da reunião da Câmara.

“Estava havendo um transtorno muito grande para as pessoas que moram distantes da Câmara Municipal e que precisariam vir para fazer a inscrição, com antecedência, e no dia da audiência. Então, preferimos cancelar essa inscrição. Quem tiver feito, vai ter a preferência para participar da audiência. No dia da audiência, a entrada vai ser por ordem de chegada”, destacou Heraldo Noronha.

A decisão de limitar a participação na audiência a inscritos gerou críticas nas redes sociais e na própria Câmara. Especialmente o vereador André Viana (Podemos) se mostrou indignado com a delimitação.

A audiência pública acontece na próxima segunda-feira (9), às 19h, no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA). A participação do público será limitada a 400 pessoas, conforme determinação do Corpo de Bombeiros. No dia do evento, a população só poderá se manifestar por escrito. 

Além da Vale e de autoridades competentes, membros da Aecom do Brasil também foram convidados a participar do encontro. A empresa contratada é responsável por verificar as reais condições de segurança e estabilidade das barragens, além de acompanhar a implantação de eventuais medidas adicionais de reparo e reforço.