Caminhão Museu UFMG estará presente no Flitabira

O Caminhão Museu UFMG é um centro de difusão de conhecimentos que incentiva a imaginação e a experimentação da diversidade cultural do país

Caminhão Museu UFMG estará presente no Flitabira
Foto: Divulgação/Flitabira
O conteúdo continua após o anúncio


O Caminhão Museu da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) chega à cidade de Itabira como parte integrante da programação do Festival Literário Internacional de Itabira (Flitabira), que acontece em formato híbrido, entre os dias 27 e 31 de outubro.

O Caminhão Museu UFMG é um centro de difusão de conhecimentos que incentiva a imaginação e a experimentação da diversidade cultural do país. Ele conta com vários ambientes lúdicos e educativos, como uma sala de cinema e videoanimações, exposição fotográfica, uma biblioteca com centenas de títulos e palco.

Voltado para um público amplo, o espaço utiliza recursos cênicos e cinematográficos para criar narrativas que cativam o interesse dos visitantes e os convidam a participar da história que se pretende contar. Durante o Flitabira, o caminhão será palco de parte da programação presencial, que está descrita na lista abaixo e no site www.flitabira.com.br.

O conteúdo do Caminhão Museu é resultado da pesquisa realizada pela equipe do Projeto República: núcleo de pesquisa, documentação e memória da UFMG, assim como as atividades de curadoria, coordenadas pela professora Heloisa Starling. O projeto visual, a museografia e a execução dos vídeos de animação foram coordenados pelo arquiteto e cenógrafo Gringo Cardia.

Clique aqui e confira a programação completa do Flitabira.

Exposição “Sentimentos da Terra”

Uma das atrações do Caminhão Museu é a exposição “Sentimentos da Terra”, que recupera fragmentos da história do campo brasileiro, de seus personagens, eventos e ações.

A mostra apresenta, por exemplo, o modo como a tradição conservadora legitimou, por meio dos marcos regulatórios, a concentração de terras no País; e como as tradições ancestrais de índios e remanescentes quilombolas criaram formas de resistência para afirmar suas identidades étnicas e evitar a perda de seus territórios.

[leimais2]

Confira, abaixo, a programação completa do Espaço UFMG:

Quinta-feira, 28/10:

  • 13h – Escrevendo romances – Ednardo Moraes e Narelly Simões 
  • 14h – A Poética do Sentimento – Daniel Cruz Fonseca, Ketlim de Castro e Margareth AlveDuarte
  • 16h – Noiz por Noiz/Resistências Urbanas/Thiago SKP/Auíta/Pablo Rocha

Sexta-feira, 29/10: 

  • 13h – Entre contos, poesias e crônicas – Matuzalem José de Souza, Márcio Passos , Claudionor Pinheiro
  • 16h – Poéticas para a vida – Toninho Aribati, Emerson José Camilo e Maria Geralda dos Prazeres
  • 18h – Itabira: Identidade, Cultura e Memória – Cecília Viana Camilo de Oliveira, Gleisson Santos de Souza Guerra, Roneijober Andrade – Mediação: Rafael

Sábado, 30/10:

  • 11h – Entrega Prêmio de Redação
  • 14h – Escrevendo para crianças – Alzira Souza Cardillo, Josiany Rodrigues Duarte e Rosa Dalva Nunes Soares
  • 15h – Minha sala de aula é maior que o mundo: literatura e arte em sala de aula – Sandra Duarte e Max
  • 16h – Tempoética – Algum tempo de poesia – João Brito – Mediação: Max
  • 18h – Caminhos Drummondianos: Drummond e a cidade – Danja Sampaio, Graça Lima, Leda Lage – Mediação: Cecília Viana Camilo de Oliveira

Domingo, 31/10:

  • 11h – Janela da Poesia / Marconi Ferreira / Marlete Rocha / Everton Rocha
  • 12h – Descobrindo o Mundo da Poesia – Geraldo Magela de Moura e Saulo de Oliveira Campos
  • 15h – Memórias Literárias – Rosemary Penido de Alvarenga, Mauro Márcio de Alvarenga e Karina Penido Rosa

O Flitabira é viabilizado com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabira, da Secretaria Municipal de Educação de Itabira e da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.

Protocolo Covid para acesso às atividades presenciais 

O Flitabira segue os protocolos sanitários que garantem a segurança dos colaboradores e do público em geral frente à Covid-19. A capacidade do público será controlada para manter o distanciamento.

Só será permitido o acesso ao evento com o uso de máscara cobrindo nariz e boca, aferição de temperatura corporal e apresentação de comprovante de vacinação físico ou digital (recebido no ato da vacinação) contendo, pelo menos, a 1ª dose da vacinação contra o coronavírus e um documento com foto. Crianças ainda não vacinadas terão acesso ao evento e devem seguir todas as recomendações de acesso.

Para a segurança de todos, o Flitabira solicita que qualquer pessoa que estiver com algum sintoma de gripe ou coriza não compareça ao evento de forma presencial e assista às atividades disponibilizadas no formato virtual, por meio do canal no youtube.com/flitabira.

SERVIÇO

Festival Internacional Literário de Itabira – Flitabira
Data: de 27 a 31 de outubro de 2021 — quarta a domingo
Formato: híbrido — Casa de Drummond, Centro Itabira e pelo Youtube Flitabira
*Obrigatório apresentar comprovante de vacina Covid-19 para acesso das atividades presenciais.

* Com informações do Flitabira.