Campanha busca conscientização contra queimadas em Ipatinga

Trabalho visa reduzir número de incêndios em lotes e terrenos na área urbana por meio de blitz e divulgações

Campanha busca conscientização contra queimadas em Ipatinga
Em 2023, mais de 54 mil mineiros ficaram sem energia elétrica por causa de queimadas. Foto: Cemig/Divulgação

Com o tema “Quando o fogo pega, a chama apaga”, servidores da prefeitura de Ipatinga buscam conscientizar a população para evitar queimadas desnecessárias, que fogem do controle e se transformam em incêndios. A iniciativa parte da Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), em parceria com a Polícia Militar do Meio Ambiente, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O diretor da Defesa Civil Municipal, Júlio César Teodoro, alerta que as queimadas representam grandes riscos para a população e para
o meio ambiente. “São muitos os perigos iminentes. E muitas vezes o cidadão só se dá conta quando o fogo está enorme e ele se vê
obrigado a chamar os bombeiros. Nós precisamos evitar isso. O fogo descontrolado só traz prejuízos, além de comprometer o solo e
os mananciais”, disse.

A campanha durará três meses e estão previstas várias ações, como palestras em escolas, empresas e centros comunitários; blitz de trânsito com distribuição de material informativo; entrevistas em rádios, TVs e jornais, além de divulgações em redes sociais. “A nossa mensagem é simples e direta: não coloque fogo na natureza! Use outras formas de limpeza dos terrenos, peça orientação aos técnicos da prefeitura ou ao Corpo de Bombeiros e faça as coisas direito”, diz o diretor.

Período seco
A partir de agora, o clima torna-se mais seco devido à estiagem e, com isso, o fogo fica propenso a propagar com mais facilidade. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, isso se dá devido à escassez de chuvas do outono.

Por isso, as queimadas são mais comuns neste período que vai até a chegada do verão chuvoso. A recomendação de agentes de meio ambiente é que moradores façam a limpeza mecanizada dos terrenos e solicitem caçambas para jogar o mato fora.

Caso necessário, moradores pode solicitar informações junto à Defesa Civil pelo telefone 199 ou diretamete na prefeitura, no andar térreo.