Campanha de vacinação contra paralisia infantil em BH termina nesta sexta-feira
A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas
A campanha contra a paralisia infantil termina nesta sexta-feira (28) em Belo Horizonte. Para garantir a imunização de crianças de 0 a 5 anos contra a poliomielite na capital, os pais e responsáveis devem levar as crianças até um dos 152 centros de saúde da cidade ou no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante.
Durante a campanha, que teve início em 27 de maio, já foram aplicadas mais de 41 mil doses da vacina. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 95% do público. As doses estão disponíveis nos 152 centros de saúde da cidade e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante, na região Centro-Sul da capital. Você pode conferir os endereços no site da Prefeitura de Belo Horizonte.
“Reforçamos mais uma vez o nosso chamado para que as crianças menores de 5 anos sejam levadas às nossas unidades para receber a dose de reforço ou atualizar a caderneta. Somente com uma alta cobertura poderemos garantir que o vírus da poliomielite não retornará ao nosso território”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias.
A poliomielite (paralisia infantil) é causada por um vírus que infecta crianças e adultos e pode provocar a imobilidade ou o enfraquecimento permanente de braços e pernas. O principal fator de risco é a baixa cobertura vacinal, o que torna a imunização uma das medidas mais importantes de prevenção.
Outras informações podem ser verificadas no portal da Prefeitura.
Documentos para vacinação
Para ser vacinado é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina. Menores de 1 ano devem tomar três doses injetáveis, aos 2, 4 e 6 meses. Já as crianças de 1 a 4 anos, que estiverem com esse esquema vacinal completo, deverão receber a dose oral da vacina.