Texturas e elementos naturais contribuem para valorizar a decoração de ambientes

As soluções, além de beleza, ajudam a trazer vida, aconchego e conforto aos cômodos, propiciando resultados incríveis

Texturas e elementos naturais contribuem para valorizar a decoração de ambientes

Trabalhar com texturas e elementos naturais contribui para valorizar a decoração de ambientes de uma casa. As soluções, além de beleza, ajudam a trazer vida, aconchego e conforto aos cômodos, propiciando resultados incríveis. Confira abaixo seis caminhos possíveis no design de interiores para utilizar esses elementos na ambientação.

Texturas e elementos naturais na decoração de ambientes

Madeiras em diversos tons

Quando falamos no uso de elementos naturais na decoração é quase impossível não citarmos a madeira. Por ser um dos materiais há mais tempo manipulado pelo homem, aparece nas mais diversas soluções de design, que vão de revestimentos a móveis. É possível utilizar a madeira em tons variados e também de maneiras para além do estilo rústico. Importante levar em consideração o uso apenas de madeiras certificadas e com registro de rastreamento desde a origem até o destino final.

Jardins verticais na sala

As plantas são itens que fazem a diferença na composição e uma alternativa na decoração de ambientes é apostar em um jardim vertical. Ele pode ser instalado, por exemplo, nas paredes laterais de uma sala, com a ajuda de estofamentos de couros e mesas de madeira. Para esse tipo de jardim, aposte em plantas que se adequam bem aos ambientes internos e exigem menos luz solar e água. Existem empresas especializadas na execução de jardins verticais para áreas internas, montados em quadros. Para cobertura total de paredes é necessária a instalação de um sistema de irrigação eletrônico e canaletas no piso para coletar a água.

Tecidos como solução

Um caminho para trazer elementos naturais ao Design de Interiores é utilizar tecidos diversos na decoração. Mantas, cobertores e almofadas, produzidos com linho, algodão e técnicas diversas, como o patchwork e macramê, são boas pedidas.

Mescle materiais 

Mesclar materiais mais simples com aqueles considerados nobres é uma outra opção interessante. Dessa forma é possível criar um ambiente aconchegante sem perder a sofisticação. Um bom exemplo é a mistura de elementos produzidos em palha com aqueles em vidro, espelhados ou com acabamento em laca.

O couro como opção

O couro é um material natural que transmite sofisticação e nobreza, além de contribuir para valorizar o ambiente. Para revestimento, o uso de técnicas como patchwork valoriza seu aspecto rústico, especialmente quando combinado a soluções em madeira. É uma saída clássica, mas que não perde o efeito.

Fibras naturais

O uso de fibras naturais em móveis é uma excelente opção para a decoração de ambientes. Nesse caso uma boa solução é escolher um conjunto de móveis composto por uma fibra e compor o ambiente com peças em madeira e couro. Os elementos naturais e suas texturas são amplamente utilizados no Design de Interiores se adaptando aos mais variados estilos de decoração. Quais caminhos, além dos colocados aqui, você segue quando decora um ambiente? Conte para nós nos comentários. (Fonte Associação Brasileira de Designers de Interiores)

Serviços relacionados