Entenda como administrar sua obra com sucesso
Conheça os passos que devem ser seguidos para evitar problemas futuros
Para quem sonha em construir sua casa própria é fundamental levar em consideração a importância do projeto, da execução e da escolha dos profissionais. Por isso, busque indicações, analise o contrato e não deixe de fiscalizar a obra constantemente.
Aqui você vai saber as etapas que devem ser seguidas:
1) Estudo de viabilidade: independente do tamanho da obra, esse é o primeiro passo. Trata-se de uma análise de custos, levantamento de materiais, mão-de-obra.
2) Orçamento: levantamento de preços, quantitativos e as variações do mercado devem ser sempre consideradas
3) Planejamento: é necessário planejar, para saber quanto tempo e dinheiro a obra vai custar. Nessa etapa é importante seguir outros passos como: a escolha do terreno; a criação do projeto e a aprovação do alvará da obra pela prefeitura; a realização dos serviços preliminares no início da obra; a definição das fundações e estrutura; instalações hidráulicas e elétricas; esquadrias; impermeabilização; revestimentos e acabamentos; serviços complementares. Quanto melhor for esse planejamento, menores serão os desperdícios de materiais utilizados e também os retrabalhos e, consequentemente, o tempo de execução. O planejamento deve trazer todos os detalhes sobre todas as etapas e tarefas envolvidas na obra e também seus custos.
4) Organização de tarefas: a organização de tarefas implica em fazer um check-list que ajuda na fiscalização e vistoria da obra. Dessa forma, fica mais fácil ter maior controle sobre as tarefas que já foram realizadas e as que faltam realizar. Além disso, tudo o que foi orçado e realizado deve ser registrado, assim como o que foi pago e recebido.
5) Organização do canteiro de obras: É a partir da organização do canteiro de obras que se torna possível a otimização da obra. É a forma de evitar desperdício de mão de obra e materiais.
6) Gestão de equipe e liderança: É fundamental que o gestor seja claro com sua equipe. Cada um deve saber exatamente o que vai fazer e em quanto tempo vai desempenhar tal tarefa. A fiscalização dos trabalhos deve ser constante.
7) Controle do estoque de materiais: Essa também é mais uma forma de garantir economia na obra e evitar desperdícios. Verifique os produtos que estão sendo comprados e como estão sendo usados.
8) Acompanhamento do cronograma de execução de obras: Ter um bom cronograma é a melhor forma de evitar problemas. Pelo cronograma físico é possível verificar o tempo de duração e o prazo de execução de cada atividade. Já através do cronograma financeiro, estima-se o quanto será gasto.
Seguindo essas dicas de construção, construir sua casa, vai ser mais fácil do que imagina.