Entenda como administrar sua obra com sucesso

Conheça os passos que devem ser seguidos para evitar problemas futuros

Entenda como administrar sua obra com sucesso

Para quem sonha em construir sua casa própria é fundamental levar em consideração a importância do projeto, da execução e da escolha dos profissionais. Por isso, busque indicações, analise o contrato e não deixe de fiscalizar a obra constantemente.

Aqui você vai saber as etapas que devem ser seguidas:

1) Estudo de viabilidade: independente do tamanho da obra, esse é o primeiro passo. Trata-se de uma análise de custos, levantamento de materiais, mão-de-obra.

2) Orçamento: levantamento de preços, quantitativos e as variações do mercado devem ser sempre consideradas

3) Planejamento: é necessário planejar, para saber quanto tempo e dinheiro a obra vai custar. Nessa etapa é importante seguir outros passos como: a escolha do terreno; a criação do projeto e a aprovação do alvará da obra pela prefeitura; a realização dos serviços preliminares no início da obra; a definição das fundações e estrutura; instalações hidráulicas e elétricas; esquadrias; impermeabilização; revestimentos e acabamentos; serviços complementares. Quanto melhor for esse planejamento, menores serão os desperdícios de materiais utilizados e também os retrabalhos e, consequentemente, o tempo de execução. O planejamento deve trazer todos os detalhes sobre todas as etapas e tarefas envolvidas na obra e também seus custos.

4) Organização de tarefas: a organização de tarefas implica em fazer um check-list que ajuda na fiscalização e vistoria da obra. Dessa forma, fica mais fácil ter maior controle sobre as tarefas que já foram realizadas e as que faltam realizar. Além disso, tudo o que foi orçado e realizado deve ser registrado, assim como o que foi pago e recebido.

5) Organização do canteiro de obras: É a partir da organização do canteiro de obras que se torna possível a otimização da obra. É a forma de evitar desperdício de mão de obra e materiais.

6) Gestão de equipe e liderança: É fundamental que o gestor seja claro com sua equipe. Cada um deve saber exatamente o que vai fazer e em quanto tempo vai desempenhar tal tarefa. A fiscalização dos trabalhos deve ser constante.

7) Controle do estoque de materiais: Essa também é mais uma forma de garantir economia na obra e evitar desperdícios. Verifique os produtos que estão sendo comprados e como estão sendo usados.

8) Acompanhamento do cronograma de execução de obras: Ter um bom cronograma é a melhor forma de evitar problemas. Pelo cronograma físico é possível verificar o tempo de duração e o prazo de execução de cada atividade. Já através do cronograma financeiro, estima-se o quanto será gasto.

Seguindo essas dicas de construção, construir sua casa, vai ser mais fácil do que imagina.

cassino criptomoedas

Serviços relacionados