Gripe, resfriado ou coronavírus? Entenda maneiras de diferenciar sintomas

Os sintomas de resfriados, gripes e da Covid-19 são todos muito parecidos. Por isso é alto o número de casos suspeitos de coronavírus que acabam não se confirmando posteriormente

Gripe, resfriado ou coronavírus? Entenda maneiras de diferenciar sintomas
Novo recorde de casos confirmados em 24 horas é registrado no país

O mundo todo acompanha apreensivo a escalada de casos do novo coronavírus. A doença, hoje considerada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), amplia a cada dia o número de infectados. Países como Itália e Espanha estão em situação crítica, com milhares de mortos devido à Covid-19. No Brasil, os índices estão em alta. Já são 25 mortos até esse domingo (22), com mais de 1,5 mil pessoas testadas positivamente. Mas, afinal, quais são os sintomas desta doença e como diferenciá-la de uma gripe ou de um simples resfriado?

Vale lembrar que estamos em um período que é comum ocorrer o aumento do número de casos de doenças provocadas por vírus respiratórios. O início do ano foi bastante chuvoso e agora, com outono, as temperaturas tendem a cair e ficar mais seco. Por isso, a população deve ficar mais atenta aos sinais e sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, tosse e corrimento nasal.

Um vírus que ficou famoso nos últimos anos e sempre ataca nesta época do ano é o H1N1. Ele pode ocasionar sintomas semelhantes aos da gripe comum, mas com maior intensidade. Em casos mais graves, pode até avançar para uma pneumonia, com falência respiratória e até levar à morte. A vantagem é que hoje existe uma vacina capaz de evitar o adoecimento da população.

Os sintomas de resfriados, gripes e da Covid-19 são todos muito parecidos. Por isso é alto o número de casos suspeitos de coronavírus que acabam não se confirmando posteriormente. A certificação da presença do novo agente causador de doença só é possível mesmo com testes específicos, que são feitos por laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde.

Veja:

resfriado-gripe-coronavirus
Diferenças entre resfriado, gripe e coronavírus – Foto: UOL

Mistura

Infectologistas alertam que a Covid-19 pode misturar sintomas dos resfriados, mais leves, com os da gripe, mais pesados. Na gripe, que dura de cinco a sete dias, os sintomas são abruptos, intensos: febre alta, mal-estar generalizado, mialgia e pode complicar para uma sinusite e pneumonia. Já os resfriados, que duram em média três dias, causam coriza, mal-estar leve, febre baixa.

Por isso, não é recomendado que pessoas com esses sintomas leves procurem as unidades de saúde. A indicação é que a busca por um hospital só aconteça em caso de dificuldades respiratórias.

Precauções

As principais medidas de precaução são lavar as mãos frequentemente com água e sabão e utilizar substância à base de álcool a 70%. Quem tiver sintomas deve usar máscara e utilizar-se da etiqueta da tosse para minimizar os riscos de transmissão. Também é orientado que a pessoa não espirre nas mãos.

A pessoa que estiver com sintomas deve evitar contato e aglomerações e ficar de repouso em casa para evitar a disseminação do vírus.

Medidas

  • Intensificar os cuidados com a higiene das mãos, lavando com água e sabão e usando álcool a 70%;
  • Praticar a etiqueta da tosse: cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar;
  • Ficar de repouso;
  • Se tiver que ter contato com outras pessoas, usar máscara comum;
  • Evitar contato com pessoas gripadas;
  • Vacinar-se anualmente contra Influenza;
  • Se estiver com sintomas de gripe, evitar circulação e aglomeração de pessoas para diminuir a transmissão.

Mais informações

Em Itabira, profissionais da Drogaita estão de prontidão para ajudar aqueles que ainda estão com dúvidas sobre o novo coronavírus. A rede de farmácias continua aberta, mesmo em período de quarentena, por ser considerado um serviço essencial à sociedade.

Matriz: Avenida João Pinheiro, 741
📞3834-1515
Filial: Avenida João Pinheiro, 462
📞 3831-1926
Horário de funcionamento:
Matriz: 7h às 22h (todos os dias)
Filial: 8h às 22h
Instagram: https://www.instagram.com/drogaitamg/

Serviços relacionados