Cuidado com o inverno! Época é propícia para o surgimento de alergias

Como descobrir, prevenir e tratar as alergias

Cuidado com o inverno! Época é propícia para o surgimento de alergias
Alergias são comuns na época de inverno – Foto: Divulgação

O tempo seco e frio é bem característico do inverno no Brasil e essa combinação é perfeita para o aumento de doenças respiratórias, ressecamento da pele, infecções, resfriados, problemas nos olhos e sangramento nasal; principalmente em crianças, idosos e doentes crônicos.

Além disso, é característico que nesse período as pessoas tenham mudanças de hábitos que podem ser prejudiciais à saúde. Exemplo, com os dias mais frios, a maioria tende a ficar dentro de casa com portas e janelas fechadas para evitar a entrada do ar gelado. E é também durante as temperaturas mais frias que o mofo encontra a temperatura ideal para sua proliferação.

Afinal, o que é alergia?

A alergia é um problema de saúde intimamente relacionado ao sistema imunológico da pessoa e se desenvolve dependendo de fatores como o contato com substâncias estranhas para aquele organismo ou ambiente onde a pessoa vive e que podem ou não facilitar o desencadeamento da hipersensibilidade.

Muitas vezes, sintomas que as pessoas confundem com os da gripe ou do resfriado são, na verdade, alergias. É importante que as pessoas estejam atentas a sintomas característicos como tosse constante, dor no peito, coriza abundante, espirros frequentes e, ao aparecimento deles, busquem ajuda.

Para saber qual substância causa reação alérgica é importante realizar exames de alegria, onde são testados alguns alérgenos comuns e a reação do corpo a eles.

É importante lembrar que alergia respiratória e infecção respiratória são coisas diferentes. Embora ambas comprometam o funcionamento das vias aéreas e desencadeiem quase que os mesmos sintomas, as infecções respiratórias são causadas por vírus, enquanto as alergias são provenientes de substâncias alergênicas.

Dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI) apontam que 30% da população brasileira possui algum tipo de reação alérgica, sendo a rinite e a asma as que predominam durante o período do inverno.

Como controlar as alergias?

Na maioria dos casos, as alergias podem ser controladas evitando-se o contato com as substâncias que a causam, monitorando o ambiente e eliminando os fatores externos que possam estar desencadeando o processo. Cuidados simples que podem evitar crises alérgicas durante esse período são:

  • Limpar a casa com pano umedecido em água ou álcool, evitando desinfetante e outros produtos químicos que possam desencadear reações alérgicas;

  • Evitar o uso de espanador, vassouras, cortinas de tecido e carpete, que concentram muita poeira;

  • Evitar decorações de quarto contendo almofadas e bichinhos de pelúcia;

  • Usar capas antiácaros em travesseiros e colchões e priorizar o uso de edredons ao invés de cobertores felpudos;

  • Deixar entrar ar e sol sempre que possível nos cômodos;

  • O fumo e animais domésticos de pelo são danosos para algumas pessoas.

Uma boa alternativa para ajudar a baixa umidade do ar característica do inverno são os umidificadores de ar que podem trazer benefícios à saúde, porém é muito importante saber usá-los corretamente. Quando o aparelho fica ligado por períodos longos acaba causando um excesso de umidade, o que pode trazer problemas, uma vez que os fungos e bactérias se proliferam em umidades mais altas. O ideal é ligar o aparelho com antecedência de três a quatro horas e, quando for deitar-se, já terá uma situação boa de umidade. Caso opte por dormir com o equipamento ligado, mantê-lo na intensidade mínima durante à noite e deixar uma porta aberta para o escape do excesso é fundamental para ter os efeitos benéficos.

Na Rede Minas Farma, você encontra umidificadores de qualidade e com preços especiais! Entre em contato através do telefone 3831-8844 ou pelo WhatsApp 9 8755-1985 e faça um orçamento. A Rede Minas Farma garante agilidade no atendimento e facilidade de pagamento! Além disso, as entregas são inteiramente grátis nas compras acima de R$15,00.

Rede Minas Farma
Matriz: rua João Camilo de Oliveira Torres, n°722, bairro Praia
Filial: rua Valdemar de Alvarenga Lage, n°1353, bairro Gabiroba
Telefone: (31) 3831-8844
WhatsApp: (31) 9 8755-1985
Site: https://rmfarma.com.br
Redes sociais:
 Instagram e Facebook

cassino criptomoedas

Serviços relacionados