Com dívida superior a R$ 4,5 milhões, HNSD implanta choque de gestão
O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Reginaldo Calixto, apresentou hoje, 24, a atual situação financeira da entidade e o choque de gestão que ele pretende implantar, junto da equipe administrativa – que também será renovada – para sanar os problemas urgentes do hospital. Atualmente a dívida com fornecedores, impostos, bancos entre outros […]
O provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Reginaldo Calixto, apresentou hoje, 24, a atual situação financeira da entidade e o choque de gestão que ele pretende implantar, junto da equipe administrativa – que também será renovada – para sanar os problemas urgentes do hospital. Atualmente a dívida com fornecedores, impostos, bancos entre outros da organização é superior a R$ 4,5 milhões. Além disso, o fluxo de caixa trabalha com um déficit mensal de R$ 200 mil: enquanto a receita é de R$ 2 milhões, as contas a pagar somam R$ 2,2 milhões.
Calixto apresentou o choque de gestão – que para ele significa a reorganização e modernização do modelo de gestão – como solução aos problemas, que será dividido em ações de curto, médio e longo prazo. No curto prazo, as medidas tomadas serão redução de despesas, viabilização de novas receitas, renegociação de dívidas com bancos e fornecedores e reorganização financeira e econômica.
Alguns resultados desta primeira fase foram apresentados pelo provedor, como diminuição de algumas taxas bancárias, alongamento de prazos, novos empréstimos em melhores condições, e outras medidas, baseadas na negociação, que já geraram um superávit de R$ 40 mil no primeiro mês de administração de Reginaldo. Ou seja, os R$ 200 mil de déficit que o HNSD tinha caíram para R$ 160 mil. “O objetivo é transformar o déficit em superávit em seis meses”, disse Reginaldo, ao afirmar que acredita no diálogo e na transparência com os fornecedores e prestadores de serviços.
Consultoria
A médio e longo prazo, o provedor apresentou ações como capacidade de comprar bem – já que hoje, devido ao não pagamento em dia, o hospital compra produtos a preços altos -; capacidade de investimentos; parcerias e alianças; excelência no atendimento; geração de emprego e renda, entre outros. Para isso, na próxima semana, uma equipe de consultoria, liderada pelo ex-diretor administrativo do HCC, Márcio do Espírito Santo, começará um trabalho de avaliação da atual situação administrativa do hospital e implantará métodos mais eficientes, principalmente na administração.
Todas as áreas, como hotelaria, lavanderia, cozinha, serviços de faturamento do SUS, sistemas de faturamento de convênios, despesas, rotinas de calendários, recepção etc., serão inspecionadas e analisadas pela equipe consultora. O trabalho temporário deve durar três meses.
Calixto não acredita que a dívida do hospital seja sanada em dois anos, mas afirma que a saúde é um bom negócio e o HNSD possui bons profissionais, aptos a contribuir. Segundo ele, a missão da nova administração é fazer com que o hospital seja admirado por todos.